You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Empreendedor automotivo e seus desafios

Empreendedor automotivo e seus desafios

*Por Yago Almeida

Empreender é uma tarefa árdua e muitas vezes solitária. E para ser ainda mais complicado, há alguns setores que desafiam a resiliência do empresário. O setor automotivo é um deles. Além de ser uma das que mais movimenta a economia nacional, a indústria automotiva tem demandado por inovações cada vez mais constantes.

Em tempos de verdadeiras invasões online, existem alguns itens que são essenciais para a segurança de um empreendedor que tenha um e-commerce automotivo. Por isso é preciso investir em uma boa estrutura tecnológica e em uma equipe que escolha utilizar as melhores ferramentas antifraude.

Apesar do brasileiro amar carros e ter esse bem como um dos seus maiores objetivos de consumo, o consumidor ainda não possui conhecimento sobre as informações veiculares e esse é um dos maiores desafios do empreendedor automotivo. Muitas vezes o comprador não sabe o que existe, onde encontrar as informações e, na maioria das vezes, nem o que elas significam. Portanto, para o nosso negócio é imprescindível um investimento alto em comunicação para que o consumidor fique ciente das possibilidades que existem, além de uma equipe de atendimento treinada e especializada para atender a esse novo consumidor.

Além dos desafios, existem também algumas peculiaridades no nosso setor, como a dificuldade para obter informações e padronizá-las de uma forma que o cliente as compreenda; além de lidar com fontes sem padrão e com baixo nível de investimento em tecnologia.

Por outro lado, o consumidor de consultas veiculares tem um quase total desconhecimento da existência de informações veiculares e de como funciona esse mercado; não entende bem os termos utilizados no mundo veicular para descrever informações; além da ansiedade e pressa para fechar negócios quando escolhe um carro, o que faz com que caia em diversas ciladas.

Por fim, assim como acontece em diversos outros segmentos, a migração para o meio digital tornou-se uma das saídas para a verticalização do faturamento do setor automotivo e a previsão é que a compra do automóvel por meio 100% digital se inicie no Brasil muito em breve. Fique de olho no que há por vir.

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.