Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Enem: plataforma atrai milhares de estudantes que se preparam para a prova

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Com mais de meio milhão de seguidores no Facebook, o Me Salva! migrou do YouTube para ser um dos mais populares aplicativos de educação

Por Naiara Araújo

Mesmo que ainda com alguns gargalos, o acesso à educação de qualidade avançou no Brasil nos últimos anos. Muito disso aconteceu por causa da força da internet no dia a dia dos jovens brasileiros, que deu a oportunidade de muitos estudantes – de todos os perfis – pudessem ter um conteúdo educativo na palma da mão sem um grande investimento.

Por um lado os alunos começaram a usar a internet para práticas educacionais. E por outro os profissionais dessa área estavam buscando caminhos para atender as necessidades desses estudantes. Exemplo disso é o Me Salva!, que começou como um canal do YouTube e tornou-se um dos aplicativos brasileiros mais populares em conteúdos do Enem e de vestibulares. No Facebook, mais de meio milhão de usuários curtem a página da empresa.

Carolina D’Alencon, CMO do ME Salva!, conta que um dos principais desafios de evoluir de um canal do YouTube para uma plataforma foi conseguir ampliar a gama de conteúdo sem perder a essência da metodologia e da didática da iniciativa. “Desde o início, tivemos um foco enorme em controle de qualidade e produção de conteúdo, então esse foi um dos grandes desafios e conseguimos superar isso muito bem. Hoje, temos uma equipe de ensino de aproximadamente 10 pessoas que monitoram todas as aulas e que avaliam o que os estudantes estão falando para que a gente consiga manter o padrão”, explica.

Outro grande desafio foi o de estruturar uma empresa. A produção para o canal no YouTube era feita basicamente por uma pessoa, que gravava aulas e postava em seguida, não apresentando nenhuma dificuldade de gestão. Ao longo do tempo, foi necessário estruturar uma empresa, formar times e desenvolver uma plataforma.

Estudo personalizado

Atualmente, o foco tem sido cada vez mais na personalização dos estudos. Não é à toa que o Me Salva! tem um time de tecnologia 100% focado em desenvolver novos modelos. “Nosso objetivo é conseguir aumentar muito o número de pessoas que têm acesso a um ensino de qualidade, produzindo um conteúdo muito bom que é vendido por um preço muito acessível”, diz Carolina.

Segundo ela, o custo de um curso preparatório para o Enem presencial fica em torno de mil reais mensais, enquanto o Me Salva! consegue oferecer esse tipo de serviço por cerca de R$ 30,00 por mês. Segundo a CMO da empresa, a grande vantagem é a possibilidade de alcançar um número muito maior de pessoas e de uma forma muito mais fácil. Tudo que a pessoa precisa para acessar o Me Salva! é ter um computador ou celular com acesso à internet.

“Nosso público é realmente bem variado, o que unifica todos eles é a questão de querer estudar. Diferentemente de escolas em que são obrigados a ir para aula, depende totalmente deles a iniciativa de ir atrás do Me Salva!”, afirma Carolina.

Educação digital

Como o modelo de educação online é relativamente recente, a CMO do Me Salva! acredita que ainda existe muito potencial a ser explorado. “As empresas que estão hoje no mercado de educação online vão poder alcançar e levar educação de qualidade para um número cada vez maior de pessoas e as empresas tradicionais de educação, as presenciais, cada vez mais vão aderir a esse tipo de prática online, justamente por esses benefícios de poder oferecer essa personalização, tratar cada estudante como um indivíduo único e não como nas salas em que todos aprendem a mesma coisa”, justifica.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Enem: plataforma atrai milhares de estudantes que se preparam para a prova
Share article