Um sonho que foi “tirado da gaveta” e mudou a vida. Assim a autora Vanessa Bosso resume a própria história depois que decidiu se dedicar a escrever.

Formada em publicidade, ela é referência no Brasil e no exterior entre escritores independentes, se tornou sucesso de vendas na Amazon e atua como coach e colunista de revista feminina. E foi a palestrante a participar da pré-estreia do Politalks, série de eventos organizados pelo Polinize com nomes importantes do mercado de tecnologia e inovação no Brasil.

Vanessa conta que o início da carreira não foi fácil. Ela teve de enfrentar a desconfiança de pessoas próximas quando anunciou os planos de escrever. Além disso, teve que lidar com as dificuldades de um mercado muito restrito para a literatura.

“O brasileiro consome em média 4 livros por ano. É gritante! Em países de primeiro mundo se consome 6 ou 7 livros por mês. Recebi muitos 'nãos' de editoras tradicionais”, conta a autora, que chegou a “pagar para trabalhar” quando contratou editoras sob demanda - empresas que publicam os livros à medida que o autor paga, e o retorno só acontece quando as obras são vendidas.

A situação começou a mudar quando ela conheceu as plataformas de publicação de e-books. Depois do sucesso em um espaço de distribuição gratuita, conheceu o Kindle Direct Publishing por intermédio de um amigo. E esse mesmo amigo trouxe uma ótima notícia: depois de 3 dias da publicação ela já estava na primeira posição do ranking de vendas da plataforma.

Vanessa afirma que a Amazon salvou sua carreira literária. Ela se tornou o primeiro case de sucesso autopublicado no Brasil e chegou a ser apelidada de “Kinderela brasileira”. Foi destaque na grande imprensa, viajou para o exterior e, hoje, tem leitores em todos os continentes.

Veja um flash do que rolou no evento:

"Sem a Amazon, muitos escritores estariam ‘engavetados’. E eu teria desistido, provavelmente, da carreira. Ela abriu essas portas. Hoje qualquer pessoa pode publicar um livro. Quem tem um livro, vamos tirar da gaveta, vamos publicar. Tem demanda, tem leitor para todo tipo de livro. A gente tem que botar pra fora!", destaca.

A palestra de Vanessa marcou, ainda, a inauguração da biblioteca do espaço Copa by VTEX, que vai sediar todos os eventos do Politalks. A participação é gratuita. Saiba mais sobre a série e confira as próximas edições clicando aqui.