You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

ESG: O tripé da nova corporação empreendedora

Vantagens da ESG no seu negócio

Environment, Social and  Governance, representados pela sigla ESG, são os três princípios que definem a sustentabilidade e o impacto social de uma Corporação.

Essa sigla vem sendo indispensável para empreendimentos que desejam a sustentabilidade ou longevidade de suas operações, pois já não são mais toleráveis atitudes de indiferença e irresponsabilidade relacionadas à ética, à natureza e à gestão consciente.

Por isso a economista e master coach Penha Pereira apresenta “ESG: O tripé da nova corporação empreendedora”, explicitando as vantagens desses três princípios em seu negócio.

Para iniciar as explicações é preciso entender que a ESG é composta da responsabilidade com o meio ambiente, o meio social e o de governança corporativa. Importante ressaltar então as obrigações de organizações que que planejem operar desse modo sustentável. Elas devem ter atitudes de respeito ao meio ambiente, não somente na teoria mas na prática também, sendo ativas aplicando políticas que atinjam positivamente a comunidade, as famílias e, claro, o ambiente onde são realizadas as atividades. Outro fator obrigatório é a do desenvolvimento de boas práticas de gestão e liderança, sendo sempre transparentes com relação a seus executivos, colaboradores, acionistas, comunidade corporativa, local e clientes em geral.

Este conceito abrange principalmente a questão da responsabilidade com esses 3 princípios que compõem o tripé em que deve apoiar-se uma Instituição renovada e atuante. Desta forma o empreendimento deve assumir responsabilidade de todas as suas ações “ essas ações podem alterar  todo o meio em que atua e onde vivem as comunidades que dependam de seu trabalho e isto tanto para o bem quanto para o mal e disto temos tristes exemplos que ainda, independentemente do Coronavírus, estão vivos na memória e no dia a dia de muitas famílias.” diz a economista.

Ao adotar esses princípios a instituição se beneficia através de uma série de vantagens que as acompanha, sendo as de maior destaque: desenvolvimento de um nome forte e confiável entre a comunidade local e internacional, chegando a ser até uma referência de negócios e ações comunitárias; a geração de valor de mercado para a empresa aumentando sua receita, o interesse de investidores por serem associados de seu patrimônio; criação de oportunidades de desenvolvimento de novos negócios pelo posicionamento ético; desenvolvimento e retenção de seus recursos humanos , seus talentos, que percebendo a convergência de seus valores pessoais com os de sua Instituição, são estimulados a se desenvolverem, a atuarem como empreendedores em suas áreas de atuação, disseminando boas práticas profissionais, criando e transmitindo conhecimentos e desta forma se autodesenvolvendo e gerando valor para outras pessoas.

Então se você estiver disposto a assumir as responsabilidades que envolvem a ESG não hesite em aplicá-la, já que os benefícios serão muitos.

Penha Pereira

Penha Pereira

Economista, Master Coach e gestora de carreira

mariadapenhaapereira@gmail.com

https://www.linkedin.com/in/mariadapenhapereira

https://www.instagram.com/mariadapenhaa.pereira/https://www.facebook.com/penha0606/