You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Estudantes aderem a ensino remoto pelo celular

Pesquisa revela que quase 70% dos estudantes usam smartphone para acessar aulas e atividades escolares

Uma pesquisa realizada pela Conquista Solução Educacional com mais de 600 mil alunos de classe média de todas as regiões do Brasil revelou que 69% dos acessos de aulas on-line foram realizados por meio de um celular. Para a consultora pedagógica da Conquista, Ana Paula Menezes de Santana, o número alto de acessos via smartphone se dá, principalmente, pela falta de disponibilidade de aparelhos maiores na maioria dos lares. “Nós não esperávamos que o maior acesso fosse pelo celular, principalmente pelo tamanho da tela, mas quando começamos a receber os relatórios, vimos que tinha mais a ver com fato de que muitas famílias não têm computador ou notebook em casa – e quando tem, os pais estão utilizando para o trabalho, que agora se intensificou via home office”, interpreta a pedagoga.

Segundo o coordenador-geral do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), da Universidade Positivo, Kristian Capeline, a grande vantagem do uso do celular é a mobilidade, que proporciona ao aluno assistir à aula de qualquer lugar - e mesmo em trânsito. O maior desafio, segundo ele, é conseguir manter o foco - e isso faz com que aumente a responsabilidade do estudante com o comprometimento. A dica do professor é que a tecnologia seja utilizada a favor do aprendizado, com softwares que ajudem a aprender e não os que ajudam a dispersar a atenção. "Horário de aula é momento de redes sociais fechadas", ressalta. Ele indica o uso de alguns aplicativos de produtividade e de lembretes, como o Evernote e o Tomate.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em www.up.edu.br

Top stories in your inbox!