Estudo pós Olimpíada de Inglês mostra que 80% dos respondentes quer aprimorar idioma, mas 50% não têm condições financeiras

17 days ago

Por: Redação

 

A edtech ChatClass, que visa democratizar o ensino bilíngue por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano dos alunos, realizou em setembro de 2019 a Olimpíada de Inglês. Juntamente com o Regional English Language Office da Embaixada Americana e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), o concurso cultural teve como objetivo incentivar a prática do idioma em escolas públicas e particulares de todo o país.

Via ChatClass, uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa que funciona dentro do WhatsApp, cerca de 100 mil alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio de todo o país puderam praticar o idioma de forma gratuita por meio de áudios e textos. Interagindo com a Inteligência Artificial (IA) da startup, eles foram separados em diversas categorias e os melhores colocados anunciados em uma live.

No decorrer da Olimpíada de Inglês participaram também cerca de 5 mil professores de todo o país. A região com o maior número de alunos participantes foi o Nordeste, com 40% e em segundo o Sudeste com 31%. Os alunos participantes somaram mais de 4.600 horas de inglês praticados via fala em interação com o ChatClass, computando mais de 13 milhões de palavras ditas na língua.

Além disso, 21% afirmaram que estudam inglês em alguma instituição fora da escola e 50% disseram que não, por conta de condições financeiras. No geral, 74% dos alunos participantes eram de escolas públicas e o restante de particulares. Alunos identificaram o "speaking" como a competência mais difícil no aprendizado, enquanto que professores acharam o "listening".

Sobre o uso do ChatClass em aula, a professora Isabel Cação, da rede pública de Itatiba, São Paulo, afirmou ser grande apoiadora da iniciativa. A educadora relata que os alunos interagem via áudio e texto e o índice de participação em aula aumenta: “Até mesmo aqueles que não participam muito se mostram mais motivados, diferentemente de quando a tecnologia não havia sido implementada. O projeto é incrível e fala a língua dos estudantes de hoje, já que eles sempre se comunicam pelo WhatsApp. Em média, a turma costuma mandar 220 áudios por aula praticando o inglês, é fantástico”.

Segundo dados do British Council somente 5,1% da população com 16 anos, ou mais, afirma ter algum conhecimento da língua. Com o concurso, a ChatClass e as instituições parceiras buscaram incentivar o estudo do idioma, reverter esse cenário e ampliar os horizontes de alunos, escolas e famílias. Segundo dados da Olimpíada de Inglês, 63% do vocabulário exibido pelos alunos é abaixo do nível iniciante.. Além disso, 34% dos alunos conta com o idioma para melhorar as futuras oportunidades de trabalho. As 5 palavras que os estudantes brasileiros mais tem dificuldade em pronunciar foram identificadas pela tecnologia: Taxis, Cooked, Banned, Mint e Filmed.

“Foi uma iniciativa que mobilizou todo o país e ficamos muito felizes em ter fornecido a tecnologia para isso. Esperamos que todos os participantes tenham saído motivados a estudarem e se aprimorarem”, finaliza o CEO e fundador do ChatClass Jan Krutzinna.

Comments?