You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Evento gratuito ajuda vestibulandos na preparação psicológica

'O Dia de Vestibular' acontece dia 7 de novembro; inscrições abertas e vagas são limitadas

Ansiedade, insegurança e dificuldade de concentração. Se essa combinação já era uma constante entre os vestibulandos, com uma pandemia ela se tornava ainda mais intensa. Para auxiliar esses jovens em um dos momentos mais importantes de suas vidas, professores e estudantes de Psicologia da Universidade Positivo (UP) realizam o Vestiba Day, um evento on-line focado na preparação psicológica pré-vestibular.

Para a psicóloga Rafaela de Faria, professora do curso de Psicologia da UP e idealizadora do evento, uma preparação psicológica do candidato ao curso superior nem sempre é valorizada. “Sem ela, toda preparação de conteúdo pode não ser suficiente para alcançar os resultados almejados”, explica. De acordo com uma pesquisa publicada em junho pela Revista Brasileira de Psiquiatria e realizada com uma amostra de 137 estudantes de cursos pré-vestibular, mais de 41% esses jovens afirmaram sofrer de transtorno de ansiedade generalizada (TAG). E, neste momento, além dos fatores fatores geradores de estresse, os vestibulandos ainda precisam aprender a lidar com as incertezas trazidas pela pandemia.

Rafaela destaca que a pandemia não trouxe apenas prejuízo na alteração da rotina, mas também intensificou a procrastinação, o desequilíbrio emocional e desfavoreceu os resultados acadêmicos. “Há também aspectos relacionados ao fechamento de alguns cursos, o que aumenta a concorrência. Além da questão da redução salarial, o aumento de demissões e dificuldades financeiras que comprometem as possibilidades de inserção em instituições ou até a possibilidade de escolha de alguns cursos mais onerosos ”, pontua.

Por fim, as atividades que normalmente esses estudantes usam como forma de reduzir o estresse e a ansiedade pela preparação para o vestibular agora não podem mais ser realizados como antes. Daí a importância de uma iniciativa como o Vestiba Day, que ainda trata de outros assuntos importantes nessa fase, com o objetivo de encontrar alternativas para manter a concentração e o foco nos estudos, antes e durante as provas. “Como vou me organizar nesse novo cenário, administrar meu tempo para ser produtivo, me alimentar de forma adequada e manter saudável para alcançar meus objetivos? Isso normalmente não é abordado. O evento tem grande importância com ou sem pandemia, mas essa importância se intensifica neste momento porque as dificuldades também se intensificaram ”, destaca Rafaela.As inscrições para o Vestiba Day estão abertas via Instagram @vestibaday. Todo o processo é gratuito, mas as vagas são limitadas.

Serviço

Dia da Vestiba

Público: aberto para estudantes de todo o país

Data e horário: 7 de novembro de 2020, das 10h às 13h

Mais informações: https://www.sympla.com.br/vestibaday__1006713

Inscrições gratuitas: https://www.instagram.com/vestibaday/