Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Eventos

Eventos e as ferramentas tecnológicas que auxiliam a gestão

  • Jean Carlos Corrêa

    Jean Carlos Corrêa

    Read more posts by this author.
    Jean Carlos Corrêa

Em 2014, o Brasil foi apontado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês) como um dos dez países que mais sediaram eventos internacionais.

A Aliança Brokers, gestora da plataforma SegurodeEventos.com estima que, por mês, são realizados entre 35 e 50 mil eventos no país, mas, em média, apenas 20% deles são segurados. Feiras, congressos e seminários têm 20% de suas realizações protegidas – mesmo percentual de contratação de seguro para ações de live marketing. Espetáculos teatrais, circos, palestras e treinamentos contratam seguro em apenas 10% dos casos.

Para reverter o cenário de baixa penetração é necessário tornar obrigatória a contratação do seguro de eventos. Esta contratação sendo obrigatória, é necessária para a liberação dos alvarás das prefeituras e do Corpo de Bombeiros e traz mais fôlego e segurança às operações. Hoje, países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha e Itália já são líderes na disseminação de proteções para eventos.

Um outro ponto importante é a certificação para eventos. Para quem organiza cursos, workshops ou palestras provavelmente deve ter sido questionado pelos participantes do evento em relação a emissão de certificados. Os certificados de participação em eventos servem para comprovar que determinada pessoa realizou ou esteve presente em certa atividade, por isso são tão requisitados no país.

A Eventbrite, plataforma de tecnologia para ingressos e eventos no mundo desenvolveu uma ferramenta gratuita simples e intuitiva para a geração de certificados digitais para eventos: o EB Certs. O EB Certs permite que o organizador escolha entre utilizar templates pré-prontos de certificados – e, a partir deles, editar como preferir – ou criar um modelo totalmente personalizado.

É possível inserir imagens, assinatura, editar o texto, fonte e cores como quiser, de forma bastante prática. Assim, o certificado fica com a identidade do evento proposto e do organizador, tudo por meio da tecnologia. Além disso, o EB Certs permite enviar os certificados diretamente para o e-mail dos participantes.

Além disso, é muito importante conhecer assuntos relacionados à gestão e legalização de um negócio, como a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço (NFS-e). A Eventbrite facilita a vida do organizador ao automatizar a venda de ingressos, ter eventos de alto nível e disponibilizar centenas de extensões. Diante disto é possível automatizar a emissão das NFS-e de ingressos por meio da parceria realizada com o eNotas que cuida da emissão de notas fiscais enquanto o cliente foca nas partes mais estratégicas do seu evento.

Eventos e as ferramentas tecnológicas que auxiliam a gestão
Share article