Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Feira inédita em São Paulo convida educadores a pensar no papel da tecnologia na escola do século 21

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Com oficinas, debates, estudos de caso, mesas-redondas e exposições, a Expo>>> Educação + Futuro + Tecnologia terá o objetivo de mostrar como a inovação tecnológica pode contribuir para uma educação que responda aos desafios do século 21

Como as novas tecnologias podem apoiar as escolas a prover aos estudantes uma educação mais compatível com o século 21? Já existem experiências inspiradoras no país que podem ajudar educadores a levar a inovação para a sala de aula? Essas são algumas das perguntas que motivaram o Instituto Ayrton Senna a criar a Expo>>> Educação +Tecnologia + Futuro, que acontece na Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 27 de setembro, a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link

O evento deverá reunir cerca de 400 pessoas, especialmente professores das redes públicas e privada de ensino, oferecendo espaço para que eles compartilhem suas experiências e, ao mesmo tempo, conheçam mais de perto diversas possibilidades nesse campo. A programação visa proporcionar tanto momentos de debate quanto atividades mão na massa, como oficinas, estudos de caso, mesas-redondas e exposições de tecnologias como realidade virtual, robótica, jogos digitais, programação de computadores, dentre outros.

“Não vamos pensar que, quando falamos de inovação, estamos falando apenas de incorporar as novas tecnologias e metodologias na sala de aula. É muito mais do que isso. Inovação é sermos capazes de empurrar a fronteira do conhecimento, de prover ao professor o acesso a esse conhecimento, para assegurar aos alunos o direito à aprendizagem, fazendo isso de forma colaborativa com a sociedade, trabalhando todos juntos em prol de uma educação de qualidade”, afirma Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e um dos convidados da Expo.

A concepção do evento nasceu em 2016, em uma ação interna realizada no Instituto Ayrton Senna que convidou a equipe a conhecer projetos educacionais que já estavam no dia a dia de algumas escolas e ao mesmo tempo questionar como eles poderiam auxiliar na aprendizagem. Para 2017, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, Programaê, Microsoft e Abragames, a iniciativa foi ampliada para educadores de todo o Estado de São Paulo.Saiba mais neste vídeo.

Atividades mão na massa

Boa parte da programação da Expo>>>Educação + Tecnologia + Futuro contará com a participação ativa dos convidados. Oficinas como a “Programação com Scratch integrada ao currículo escolar”, coordenada por Elaine Rocha e Patricia Vivolo (HackEduca), e “Programação com Scratch para Arduino e Beta Kit”, com a especialista Cássia Fernandez (USP), visam colocar os participantes em contato com ferramentas de programação de jogos e animações. Nessa área, destaca-se a oficina “Frita Panelas: programando com Scratch”, que será conduzida pelo estudante Matheus Barbosa (Programaê), de 11 anos, e vai colocar educadores para produzirem seus próprios games.

Misturando programação e cultura maker, outro tema bastante presente nas atividades do evento, as oficinas “Construindo engenhocas educacionais”, organizadas pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), vão dar ideias aos educadores sobre como construir e programar objetos utilizando matérias reutilizáveis e de baixo custo, e como colocá-las em prática nas atividades escolares. Ao todo, a Expo>>> Educação + Futuro + Tecnologiacontará com 11 oficinas.

Cases de sucesso

Quando o assunto é levar a tecnologia para a sala de aula, ninguém melhor que os próprios professores para contarem suas experiências e desafios. Com o objetivo de proporcionar pluralidade nas falas, o evento contará ainda com cinco estudos de caso ao longo da programação.

Na atividade “Aprendizagem baseada em projetos com o “MIT App Inventor”, por exemplo, Marcelo Massari, professor do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Santo André em Tecnologias Educacionais, vai contar sua experiência de aprendizagem baseada em projetos com letramento digital. Já no estudo de caso “Ensino Híbrido”, Rafael Cunha, da edtech Descomplica, vai contar como a tendência que combina práticas do ensino presencial e a distância está mudando a maneira de jovens do ensino médio estudarem para o vestibular.

Além dos estudos de caso, os educadores também estarão presentes no palco de algumas mesas-redondas. Caso da mesa especial “Com a palavra, o professor”, que terá educadores com diferentes experiências na área da docência compartilhando seus anseios, práticas e vivências a respeito de tecnologia nas escolas.

Outra atividade que deve movimentar o evento são as falas no palco aberto. Ao longo do dia, interessados poderão se inscrever para falar sobre suas experiências e anseios em relação ao futuro da educação e qual o papel da tecnologia nesse cenário.

Sobre o Instituto Ayrton Senna:

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. A missão do Instituto é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuam em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

Suas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estão em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiando a formação de mais de 65 mil profissionais por ano e beneficiando a educação de mais de 1,5 milhão de alunos por ano.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Feira inédita em São Paulo convida educadores a pensar no papel da tecnologia na escola do século 21
Share article