Conheça as iniciativas de empresas que estão no ranking do Love Mondays

by Gabriel Cassiano | 4 min read

A valorização do capital humano dentro das empresas é fundamental para alcançar o sucesso e se diferenciar da concorrência. E quanto melhor for o ambiente para os colaboradores, melhor será o rendimento e a percepção das companhias. Pelo quarto ano consecutivo, a Love Mondays, plataforma digital em que profissionais das mais diversas empresas fazem avaliações dos locais em que trabalham, divulgou o ranking das PMEs mais amadas e os talentos de Curitiba tem muito o que comemorar, afinal, 4 das 30 organizações da lista são da cidade.

Rentcars.com, Pipefy, Juno e Doctoralia são as empresas curitibanas que foram melhor avaliadas na plataforma. No Love Mondays, os profissionais, em anonimato, relatam suas experiências vividas no ambiente profissional e abordam os aspectos como salário e benefícios. Em comum, as companhias listadas compartilham o fato de serem reconhecidas como um ambiente de trabalho saudável, onde os funcionários se sentem motivados e felizes.

Além disso, as 4 empresas são da área de tecnologia e no ranking 70% (22 de 30) das organizações listadas são do setor. Um dos motivos dessa conquista é que empresas de tecnologia e telecomunicações geralmente demandam uma boa quantidade de pessoas desenvolvedoras de software, um público profissional muito disputado no mercado. Competir por esses talentos faz com que companhias do ramo precisem inovar em benefícios e ações que aumentem a satisfação desses colaboradores.

RH estratégico

Focada no bem-estar de sua equipe, a Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de aluguel de carros do mundo, conta com uma área de recursos humanos estratégico. O objetivo do Talents, como é chamado o RH, é pensar em todas as etapas do processo de pessoas da empresa, desde a experiência do candidato que participa de um processo seletivo ao acompanhamento e desenvolvimento de todos do time. Parte fundamental dessa estratégia são os Business Partners, profissionais dedicados a aproximar a área de Talents aos outros setores, realizando o acompanhamento de performance, crescimento estratégico e sustentável e demandas de cada área.

Para mapear que ações devem ser feitas e quais são as expectativas da equipe, a Rentcars.com está constantemente ouvindo os profissionais do seu time. A empresa já iniciou o ano com uma pesquisa de clima, aplicada pelo instituto Great Place to Work. O resultado da pesquisa irá direcionar as ações que serão realizadas com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor.

Outro ponto levado a sério pela companhia é o desenvolvimento de seus talentos. Os Renties, como foram carinhosamente nomeados os profissionais da empresa, contam com programas de avaliação de desempenho e planos de desenvolvimento individual. A Rentcars.com também realiza treinamentos focados em desenvolver as lideranças, como o RentieLeader Experience. “A inconformidade e a excelência fazem parte do nosso DNA. Nossa equipe é composta por pessoas que evitam a zona de conforto. Isso acontece porque a todo momento elas são desafiadas a aprender algo novo e superar suas próprias barreiras”, diz Aline Lenhart Nesi, head de talentos da Rentcars.com.

Para trabalhar de forma estratégica a cultura e os valores da empresa, a Rentcars.com também aposta na comunicação interna. Toda forma de comunicar é pensada com o objetivo de reforçar os valores na prática no dia a dia. Para Aline, a comunicação é chave para garantir cultura e valores a longo prazo, independente do crescimento acelerado da empresa.

A empresa ainda promove com frequência iniciativas que visam celebrar conquistas e valorizar seus profissionais. “Realizamos constantemente ações internas, como distribuição de pipoca, sorvete, sessões de massagem e happy hours mensais, para valorizar o nosso time e criar um ambiente descontraído e dinâmico para que eles possam atingir o seu máximo potencial”, explica a executiva.

Salários competitivos e valorização do colaborador

Acolher os colaboradores é fundamental para gerar um ambiente positivo onde eles possam produzir resultados excelentes. É o que acredita a Pipefy, startup global de gerenciamento de processos eficientes. A Head de Pessoas, Sandra Soffner, explica que a empresa valoriza a experiência do funcionário e o coloca em contato com desafios estimulantes, ao mesmo tempo que respeita sua vida pessoal e celebra suas conquistas. Os colaboradores também têm liberdade para dar feedbacks honestos e imediatos uns aos outros, inclusive aos executivos e ao CEO da empresa. Tudo isso demonstra a importância dos profissionais para o crescimento da empresa e auxilia na atração e retenção de talentos.

Ser reconhecida por providenciar um ambiente onde os colaboradores são livres para expor suas ideias e reconhecidos pelo seu bom desempenho ajuda a Pipefy a encontrar profissionais capacitados.  A startup também aposta em oferecer salários competitivos e benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, horários flexíveis e auxílio financeiro para que os funcionários façam aulas de inglês e espanhol, já que o idioma é imprescindível para a atuação global.

Transparência e inclusão

Para Matheus Bernert, da JUNO - fintech criadora de uma plataforma, com solução completa em pagamentos - um dos valores fundamentais da startup é a transparência. “A JUNO preza, acima de tudo pela transparência. Nossos números, prioridades e desafios são de conhecimento geral. Acreditamos que tudo o que fazemos são por pessoas e para pessoas, nosso foco é pensar no todo, no bem-estar de todos, tanto por dentro, como por fora”.

A estrutura física da empresa traduz isso: não existem paredes ou departamentos isolados. Tudo na empresa é livre e cooperativo: frutas são disponibilizadas para os funcionários, quitutes, puffs para descanso e até uma mesa de ping pong. Outra iniciativa que chama a atenção é um guia interno desenvolvido pela JUNO que tem como objetivo apoiar a diversidade e a inclusão.  A cartilha "Mais Amor Por Favor", entregue a todos os colaboradores explica de forma lúdica, os diversos gêneros, o que pensam e as diferenças entre eles.  A comunidade LGBT, por exemplo, é uma das que mais sofre preconceito e agressões no dia-a-dia, encontrando inúmeras dificuldades, inclusive, no mercado de trabalho. O material chama atenção para essa e outras questões.

Cuidados e reconhecimento constantes

Tornar a experiência em cuidados de saúde mais humana. Essa é a missão da Doctoralia, plataforma que conecta profissionais de saúde e pacientes. A empresa espanhola, parte do Grupo polonês DocPlanner, escolheu Curitiba para inaugurar seu primeiro escritório no Brasil há pouco mais de um ano. E, como prestadora de serviços, sabendo que o capital humano é um de seus principais ativos, sempre priorizou os cuidados e reconhecimento constantes de seus talentos.

Além de um ambiente descontraído, com direito a tobogã, sala de videogames, frutas e alimentos saudáveis à vontade, a empresa realiza pesquisas de clima semanalmente, campanhas de prevenção à saúde para informar e conscientizar os funcionários, realiza cafés da manhã semanais para compartilhamento de experiências e oferece um programa de desenvolvimento de líderes e aceleração de novos talentos, entre vários outros benefícios. “Estamos crescendo em ritmo acelerado e isso só é possível graças ao reconhecimento da equipe de “guerreiros”, como chamamos nossos colaboradores. E tenho muito orgulho de afirmar que 100% dos nossos líderes foram promovidos internamente”, explica Carlos Eduardo Spezin Lopes, Country Manager da Doctoralia no Brasil.

Share twitter/ facebook/ copy link