Fôlego nas parcelas de financiamentos de veículos

a month ago

Por: Central Press

 

Determinação do CMN garante a clientes em dia postergar o pagamento das próximas duas parcelas, mas há instituições oferecendo mais

O mês de abril inicia junto com toda a rotina de contas a pagar, apesar da pandemia da COVID-19. Em vez de deixar o desespero prevalecer, há um consenso entre especialistas em orçamento pessoal que a mensagem de ordem é ‘saber negociar’, colocar em mente que é interesse de todos receber e fazer uso de algumas medidas já anunciadas pelo governo para reorganizar as finanças, apesar do coronavírus. Nesse sentido, grande parte dos proprietários de veículos financiados com parcelas em dia já contam com o respaldo da Resolução nº 4.782, do CMN (Conselho Monetário Nacional), que estabeleceu um fôlego de 60 dias, o equivalente a duas parcelas, para o pagamento das prestações.

A mesma determinação prevê, ainda, a negociação de outras dívidas. Durante o período de pausa, será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa ou IOF. Haverá a cobrança proporcional dos juros, considerando a carência solicitada, para o período restante da operação. Também está assegurado pela resolução que as parcelas não se sobreponham. O cliente que optar pela suspensão terá as parcelas não pagas jogadas para o fim da prestação normal. Itaú, Santander, Bradesco, BV Financeira e Losango, do grupo Bradesco, já estão colocando em prática essas condições.

O Banco do Brasil, como medida de emergência, prorrogou o prazo de parcelas que vencem nos próximos 60 dias apenas para algumas de suas linhas de crédito da pessoa jurídica. Já a Caixa, que não financia veículos, em suas linhas de financiamento habitacional estendeu essa pausa para quem tem até duas prestações em atraso.

O diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas, recomenda que, para preservar as medidas em prol do isolamento social, os clientes interessados em congelar o parcelamento procurem o quanto antes os canais eletrônicos, como internet banking e a central de atendimento. "Além de garantir a negociação antes de atrasar a parcela, fazer o contato com antecedência evita eventuais transtornos com o congestionamento dos atendimentos remotos das instituições", ressalta.

Ford amplia congelamento para três parcelas

Quem financiou a compra de um veículo pela Ford Credit poderá transferir para o final do contrato até três parcelas do financiamento com vencimento a partir do dia 31 de março. Para efetuar a adesão, tanto os clientes pessoa física, quanto jurídica devem entrar em contato com a central de atendimento da instituição e manifestar a sua intenção. Feito isso, o cliente receberá uma proposta de renegociação de seu financiamento.

___________________________________________

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para segmentos de negócios, que desenvolve soluções agregadas que geram segurança e agilidade aos processos eletrônicos dos segmentos bancário, financeiro e de veículos. Homologada pelos órgãos executivos de trânsito, é autorizada a realizar consultas às bases oficiais de informações sobre condutores (Renach), veículos (Renavam) e infrações (Renainf) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Comments?