You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Futuro do sistema elétrico brasileiro será discutido na FIEE Smart Energy

Futuro do sistema elétrico brasileiro será discutido na FIEE Smart Energy

Evento reunirá especialistas e empresas do segmento para debater tendências e soluções que estão revolucionando o mercado de energia elétrica

Até 2050, o consumo de eletricidade mais do que dobrará em todo o planeta. Isso significa que vamos depender mais da energia elétrica, principalmente à medida que as vendas de veículos elétricos e novos dispositivos conectados e inteligentes aumentarem. Mas o que esse cenário representa para o setor energético? Quais passos nosso País precisa tomar para garantir um futuro melhor? Essas e muitas outras perguntas serão debatidas durante a FIEE Smart Energy, feira de negócios que acontece de 23 a 26 de julho, no São Paulo Expo (SP), e reunirá toda a cadeia de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia para discutir sobre o cenário do setor elétrico no Brasil.

Durante os quatro dias de evento, os visitantes terão acesso a dezenas de palestras comandadas por alguns dos principais especialistas do setor nacional de energia. “Com o crescimento da demanda, o mercado entendeu que a substituição gradativa das fontes não renováveis por opções limpas é o único caminho possível para a sustentabilidade do segmento. Somado a isso, temos cada vez mais consumidores buscando soluções para gerar sua própria energia. Essas tendências estão causando uma revolução no cenário energético e, por isso, é importante que sejam discutidas e apresentadas ao consumidor de forma prática. Esse é o foco do conteúdo técnico da FIEE Smart Energy”, diz Lúcia Mourad, gerente da feira.

Para estimular o debate, a mostra terá a apresentação de conteúdo exclusivo, incluindo a 9ª edição do CIERTEC Brasil, promovida pelo BRACIER, e o Seminário CIGRE. Além deles, destaque à realização do primeiro seminário Green Rio em São Paulo, que explorará as experiências europeias em Energia e Sustentabilidade, com participação de empresas e entidades da França, Alemanha, Luxemburgo e Brasil. A feira abrigará, também, painéis sobre a inovação dos sistemas de armazenamento de energia elétrica, novas tecnologias para eficiência energética e os aspectos regulatórios do segmento, sempre com a presença de renomados especialistas da área pública e privada.

Com programação diversificada, a FIEE Smart Energy tem como objetivo facilitar o diálogo entre os agentes da área e os consumidores do mercado nacional. “Hoje, mais de 50% da energia consumida em todo o planeta é direcionada às indústrias e boa parte desse volume é desperdiçado. Estima-se que pelo menos 40% da energia dedicada às manufaturas seja perdida, anualmente. Precisamos mudar esse cenário e a tecnologia e o debate são essenciais para isso”, afirma Lúcia.

Levantamentos de consultorias como McKinsey e Forrester apontam que as novas soluções tecnológicas permitirão que as empresas reduzam seus custos em aproximadamente 20% - com aumento de até 30% em suas produções. “Debater os desafios da área de energia é bom para todos. As empresas do setor energético ganham, a sociedade se torna mais sustentável e a Indústria também avança. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por exemplo, a adoção de ferramentas inteligentes pode gerar mais de R$ 7 bilhões de economia às companhias de nosso País, somente em relação ao consumo de energia”, destaca.

Para promover esses avanços, a mostra destacará a exposição de produtos e ideias de diversas companhias nacionais e internacionais. A feira terá espaço, também, para a realização de rodadas de negócios e para a Arena de Comercialização de Energia, projeto inédito idealizado em parceria com a  a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), para facilitar o acesso dos grandes consumidores de energia às principais comercializadoras do País, mostrando as oportunidades trazidas pela comercialização direta de energia.

A FIEE Smart Energy tem como key partners a CPFL Soluções e a SEW Eurodrive e receberá as principais marcas do mercado brasileiro e internacional, como Comerc, Pacto Energia, América Energia, Baterias Moura, Panasonic, Powersafe e Siemens.

Top stories in your inbox!