Soluções proporcionam ganho de eficiência para as empresas sem grandes investimentos

2 months ago

Por: Priscila Tapajós

 

A pandemia do COVID-19 tem impactado negativamente muitos setores da economia e proporcionado um cenário de incertezas. Diante disso, muitas empresas podem adotar medidas para diminuir os gastos e viver em um momento de retração.

Diferentemente do que muitas instituições imaginam, existem no mercado algumas soluções tecnológicas que podem ajudá-las nesse momento a ganharem mais eficiência, otimizarem processos, aumentarem as vendas e a produtividade em seus negócios sem serem obrigadas a fazer grandes investimentos.

Como é o caso da Docket, startup que realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos centralizando todas as etapas de busca, emissão, pagamentos e controle de qualidade em uma plataforma SaaS. Assim, as empresas ganham visibilidade de cada etapa dessas operações, proporcionando mais agilidade nas suas tomadas de decisão. Por meio da sua tecnologia, a legaltech reduz em até 80% o tempo na obtenção desses documentos, e as corporações se beneficiam de um ganho de eficiência operacional, com maior controle de despesas.

Outra solução nesse sentido é a Vianuvem, primeira startup com software BPM que não utiliza códigos para programação de processos. Por meio de um sistema que permite a modelagem com workflows intuitivos, tornando as tomadas de decisão mais ágeis, a empresa otimiza a comunicação entre os departamentos, garante maior controle de processos, oferece segurança nas aprovações de pagamentos, facilidade na consulta e localização de documentos, monitoramento de resultados e visibilidade no fluxo de atividades. Como resultado, a solução reduz em até 80% o tempo de entrega dos processos.

Elevor, startup do Rio Grande do Sul que desenvolve softwares de gestão empresarial, tem o objetivo de automatizar os processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Com mais de 900 clientes em 20 estados do país, a empresa tem no seu portfólio, o ERP 360, direcionado para a gestão empresarial dos segmentos de atacado, distribuição, varejo e serviços, o ERP360Agro, voltado para a gestão empresarial do agronegócio, e o 1Clic, para a administração de microempresas.

Por sua vez, a upLexis, empresa especializada em tecnologias para busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados (big data) extraídos da internet, montou um pacote básico para pequenas e médias empresas. O plano básico inclui as ferramentas de dossiê básico de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física (10 fontes pré definidas), enriquecimento de dados, upJuris, ficha cadastral e upMap (ferramenta focada em inteligência de mercado e prospecção, tanto para prospecção e checagem de terceiros mais básica, por exemplo.

Assim como essas empresas, o InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, também está mobilizado com a situação do COVID-19. Para ajudar no desenvolvimento dos empreendedores e aperfeiçoamento das startups, o programa oferece gratuitamente cursos, ebooks, webinars e mentorias com especialistas do mercado. Além disso, no dia 27 de abril, o InovAtiva Brasil irá selecionar até 130 startups para participar de seu próximo ciclo de aceleração, que é realizado quase inteiramente de forma digital e tem duração de quatro meses.

Com essas iniciativas, o objetivo é auxiliar no crescimento das empresas mesmo durante este momento de crise e contribuir para que todos superem esta fase sem que os negócios sejam afetados.

Comments?