You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Gartner alerta para a importância de definir um plano para a mudança de cultura dentro das empresas

Gartner alerta para a importância de definir um plano para a mudança de cultura dentro das empresas

Analistas apresentam durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019 os passos fundamentais para a transformação cultural das empresas brasileiras

Com novas tecnologias e demandas surgindo freneticamente, criar estratégias para o futuro tem se tornado uma tarefa bastante complexa para a maior parte das organizações. Escolher qual será o caminho a seguir, no entanto, está longe de ser o único desafio enfrentado por essas empresas. Para terem sucesso, as companhias devem trabalhar para superar o principal obstáculo para promover o avanço dos negócios: a mudança da cultura organizacional para um formato digital.

Nesse contexto, o Gartner Inc.,líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, avalia que é necessário que cada vez mais os líderes de TI assumam seus papeis como impulsionadores da inovação dentro de suas companhias, mostrando caminhos e oportunidades para que suas equipes extraiam e alcancem os melhores resultados a partir da adoção de novos processos e soluções digitais.

Os analistas do Gartner avaliam que é necessário construir uma jornada de transformação da Cultura Corporativa, orientando o pensamento interno para a inovação. Os especialistas alertam que é possível transformar a cultura interna para ela ser o principal facilitador das ações, aproximando pessoas, processos e ferramentas em prol de um único objetivo.

Para isso, os líderes e Chief Information Officers (CIOs) devem planejar um roteiro prévio, analisando detalhadamente as características e etapas necessárias para o estabelecimento de uma jornada para o sucesso digital. O Gartner apresentará, durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019, os principais passos fundamentais para a transformação cultural das empresas brasileiras, com destaque para:

#1. Determine com clareza seus objetivos estratégicos – Antes de definir ou iniciar um plano de mudança cultural, é essencial entender o que precisa ser mudado e para onde sua operação quer ir. Avalie se o resultado a ser atingido vale o esforço a ser empreendido, e o que precisa ser mudado na cultura atual para se atingir o ganho esperado no futuro. Às vezes, pequenos ajustes podem ser mais simples do que investir em uma estratégia mais complexa de transformação cultural. Após essa análise, avalie e apresente essa “nova cultura” a todos os stakeholders (públicos de interesse) de sua organização. Garanta que esses parceiros estão conscientes do valor dessa mudança e que suas sugestões estarão alinhadas à estratégia de negócios da empresa.

#2. Seja específico quanto ao foco de sua jornada – Embora a demanda por inovação possa ter surgido dentro da área de TI, é importante que os líderes de tecnologia apresentem um plano claro e prático para todas as áreas da companhia. Evite jargões e expressões essencialmente técnicas, utilizando sempre indicadores e métricas que possam ser compreendidas por todos. Esse é o caminho para mostrar o valor das alterações propostas para a empresa como um todo. Além disso, aproxime as pessoas e outras áreas da companhia para as discussões e pesquisas que fomentarão as bases da nova cultura corporativa a ser trabalhada internamente. É importante que os passos da jornada de transformação sejam claros, sobretudo para engajar a participação geral. Vale dizer, no entanto, que as decisões não devem ser genéricas: as iniciativas devem ser locais, o que facilitará a geração de resultados e a verificação de comportamentos mais específicos.

#3. Crie um plano de comunicação – Estabelecer metas claras, no começo, é fundamental. No entanto, é imprescindível manter o contato com equipes e suas lideranças, mostrando o desenvolvimento, resultados e possíveis desafios para o sucesso completo da nova cultura a ser adotada. Por isso, é válido pensar em um plano de comunicação que informe para todos sobre os passos da nova jornada, desde o começo das mudanças. Uma dica importante é pensar nos grupos envolvidos e identificar quais são os indicadores e informações que essas equipes precisam para se manterem informadas, motivadas e impactadas pelo processo de transformação digital.

#4. Promova avaliações específicas sobre a cultura – Para comunicar as outras equipes e departamentos sobre as mudanças, é essencial que os responsáveis pela implementação dos novos processos estratégicos tenham sempre total conhecimento dos resultados obtidos em cada uma das etapas. Isso implica dizer que é necessário manter um programa de acompanhamento contínuo das ações, monitorando possíveis falhas, gargalos e pontos de melhoria – assim como os êxitos registrados. Para tanto, recomenda-se que os líderes de TI desenvolvam uma medida de referência para comparar a cultura atual e a nova estrutura que se está implementada. Somente assim será possível definir o sucesso ou não das iniciativas. Do mesmo modo, é importante que as companhias reservem tempo e orçamento para esclarecer e acompanhar as demandas que surgirem durante as mudanças da cultura. O Gartner sugere que essa seja uma ação tratada como um projeto, com fases que permitam o aprimoramento e a discussão para o máximo aproveitamento das iniciativas.

Além desses quatro passos, no entanto, é importante que os líderes e profissionais construam outros alicerces para fundamentar a mudança cultural. Identificar pontos fortes, lacunas e exemplos de sucesso, por exemplo, são bastante oportunos e podem ajudar a criar jornadas mais efetivas e rápidas. Para discutir esse tema, os analistas do Gartner apresentarão pesquisas e novidades durante o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019, o mais importante evento de executivos de TI do Brasil e do mundo, e que acontecerá de 28 a 31 de outubro (SP).

As inscrições para o Gartner IT Symposium/Xpo™ 2019 estão com desconto de R$ 700 até 20 de setembro. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados podem entrar em contato com o Gartner pelo e-mail conferencias.brasil@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109, 0800-7741440 ou pelo site: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/symposium-brazil. Líderes da área confiam em eventos como esses para obter insights sobre como suas organizações podem usar TI para superar desafios de negócios e melhorar a eficiência operacional de suas empresas. Acompanhe novidades sobre os eventos no Twitter: #GartnerSYM.

Top stories in your inbox!