Genial Investimentos debate tecnologia no mercado financeiro durante o Future Summit 2019

23 days ago

Por Ana Cláudia Ulhôa

A Genial Investimentos é hoje uma das plataformas de investimentos que mais cresce no Brasil. De acordo com dados da Bloomberg, a empresa começou o ano com R$20 bilhões em ativos sob custódia e deve fechar 2019 com algo próximo a R$40 bilhões. Um dos motivos para esse sucesso é a priorização do uso da tecnologia. Para contar um pouco sobre essa história e o mercado de investimentos, o Future Summit convidou o co-CEO da empresa, Evandro Pereira. Ele apresentará um dos painéis que fará parte do evento realizado pelo Polinize, em parceria com a ESPM, no dia 7 de novembro, a partir das 9h, no campus Álvaro Alvim, em São Paulo.

De acordo com Evandro, a principal mudança proporcionada pela tecnologia na área de atuação da Genial é o acesso à informação. “Acho que até cinco ou 10 anos atrás, a grande fonte de informação sobre produtos de investimento era provavelmente o gerente do banco, uma pessoa que tinha um conhecimento generalista e com opções limitadas de investimento, pois era obrigado a oferecer apenas o que a instituição tinha em sua grade de produtos. Hoje, seja através de redes sociais, blogs, YouTube ou aplicativos, as pessoas têm acesso a um universo que antigamente elas não tinham”, destaca.

Diante disso, o co-CEO conta que a Genial Investimentos decidiu se posicionar utilizando todos os seus canais digitais para passar ao investidor a maior quantidade de informações possível sobre mercado financeiro, tipos de investimentos e construção de poupança a longo prazo. Foram criados conteúdos específicos para o Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. A empresa também comprou uma participação na rede social Vexter, que é voltada apenas para pessoas da área de investimentos.  Além disso, a sua página na internet oferece cursos e e-books aos clientes interessados.

Evandro Pereira explica que esse trabalho é muito importante no Brasil, pois o país possui algumas especificidades, como não ter uma boa educação financeira, devido a uma herança cultural e questões macroeconômicas. Ele afirma que por muito tempo os juros reais brasileiros foram muito altos, o que estimulou as pessoas a investirem em opções mais óbvias e com menos riscos. Evandro também lembra que a população acima dos 40 anos ainda é muito presa às grandes instituições financeiras e se sentem mais seguros realizando operações em agências físicas e sendo atendidos por pessoas reais.

No entanto, ele acredita que esse cenário tem se modificado aos poucos. “As pessoas abaixo dos 40 já não têm tanto apego a essas marcas e a ver uma agência em que pode entrar e conversar com alguém. Elas também têm mais curiosidade para entender como construir poupança a longo prazo, dado que os juros hoje são mais baixos. Juntando isso tudo, você tem uma população atualmente muito mais predisposta a tomar decisões de investimento de forma digital. Então eu acho que isso é o futuro aqui no Brasil, e com certeza já é a realidade em países mais avançados”, diz.

Para quem está inclinado a optar por uma profissão na área de investimentos, como é o caso de alguns estudantes que estarão presentes no Future Summit, Evandro dá o seguinte conselho. “Acho que hoje em dia vale a pena pensar em seguir a carreira de consultor independente, que são profissionais autônomos que atuam aconselhando um grupo limitado de pessoas sobre seus investimentos. Nos Estados Unidos existem hoje algo entre 1 milhão e 1,5 milhão indivíduos que fazem esse trabalho. Aqui no Brasil você deve ter não mais do que cinco ou 10 mil pessoas. Então acredito que essa é uma profissão que ainda vai crescer muito na país”.

Acostumada a firmar parceiras com instituições de ensino no Brasil e no exterior para processos de recrutamento, estágio e summer Jobs, a Genial Investimentos também deve utilizar o evento do Polinize para buscar novos talentos. “A gente gosta muito de ter sangue jovem dentro da Genial, gente refrescando a cultura da empresa, trazendo novo ânimo, novas ideias. Então isso é um trabalho que a gente sempre faz e, com certeza, vamos aproveitar Future Summit”, ressalta.

Os interessados em participar do evento podem realizar suas inscrições até o dia 6 de novembro pelo site https://www.futuresummit.com.br/

Equipe Polinize

Published 23 days ago