Alunos do município de Cordeirópolis (SP) terão acesso às ferramentas de ensino da empresa de tecnologia

Por Naiara Araújo

Em visita ao Vale do Silício em abril deste ano, Adinan Ortolan, prefeito do município de Cordeirópolis (SP), e Angelita Ortolan, secretária de educação, conheceram a sede do Google localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. Durante a viagem foi possível ver na prática a aplicação do Google for Education nas escolas norte-americanas. A aproximação com a empresa de tecnologia rendeu uma parceria que vai trazer as ferramentas da empresa para as escolas do município, localizado a pouco mais de 160 quilômetros de São Paulo.

“É impressionante como as ferramentas podem nos auxiliar no desenvolvimento da educação. Aliando as ferramentas do Google à pedagogia ativa, será possível conduzir de uma forma mais eficiente o ensino no município, proporcionando meios mais adequados para que possam evoluir”, diz o prefeito.

Google for education no Brasil

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, durante a viagem os gestores conseguiram trocar experiências sobre outros temas ligados à educação. Também houve uma vista na Universidade de Stanford, que realizará parcerias para o acompanhamento do projeto Google for Education em Cordeirópolis por meio da Fundação Lemann. “Trata-se de um processo revolucionário e por conta disso deve ser acompanhado e medido inclusive cientificamente para que possamos deixar um legado para a nossa cidade”, afirma Ortolan.

Para a secretária de Educação, participar de um projeto inovador da maior empresa de tecnologia do mundo é um verdadeiro presente. “Durante esta viagem pudemos conhecer outros projetos e experiências realizadas no Vale do Silício que podem nos ajudar a melhorar a educação e também outros serviços públicos do município por meio da tecnologia”, diz Angelita.

Tecnologia no serviço público

Segundo o prefeito, além de ampliar as possibilidades a partir da parceria com a Google for Education, Cordeirópolis também está firmando parceria para novas funcionalidades do Waze que serão desenvolvidas para serem integradas a uma política de melhoria dos serviços públicos

De acordo com a prefeitura, os projetos discutidos durante a viagem vão agora ser debatidos e implantados no município. “Precisamos ser arrojados e determinados para que possamos gerar a mudança que a nossa cidade precisa. A partir desta aproximação com o Google, sabemos que podemos ir além, e vamos nos empenhar para isso”, afirma Angelita.