You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Grupo Multivix é a primeira universidade do ES com ensino 100% à distância com assinatura eletrônica da DocuSign

A instituição conseguiu, em dois meses, aumentar a retenção de alunos e ampliar o acesso à educação nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia com a implementação da solução

A Multivix, o maior grupo educacional do Espírito Santo, implementou a assinatura eletrônica e transformou seus processos totalmente digitais para otimizar ainda mais a rotina dos alunos de EaD. Com a solução da DocuSign, empresa pioneira e líder em assinaturas eletrônicas, o grupo tornou o processo de matrículas e rematrículas mais prático, uma vez que não exige a presença do aluno nos polos de ensino para assinar os contratos, proporcionando que o estudante realize todos os trâmites com a faculdade remotamente.

A mudança corresponde as novas demandas de transformação digital para atender a um mercado jovem e extremamente conectado.  A tecnologia revolucionou como a sociedade se relaciona com o mundo. Apenas no setor educacional, por exemplo, a cada cinco estudantes matriculados no Ensino Superior, um se enquadra na modalidade de Educação à Distância (EaD), segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Nesse cenário, pessoas de diversos lugares do país, até mesmo fora dos grandes centros, conseguem ter acesso à conteúdos em casa, aumentando as oportunidades de ingresso em universidades.

Para Flávio Janones, diretor EaD do Grupo Multivix, em apenas dois meses, a instituição já percebeu maior engajamento dos alunos graças à diminuição do tempo de efetivação da matrícula. “O futuro depende de processos digitais. Por isso, adotar e desenhar um ambiente 100% digital e que facilite o ingresso do aluno que mora longe dos grandes centros, pode levar o acesso à educação a mais lugares. O entusiasmo das turmas EaD foi tão grande que a nossa meta é, ainda esse ano, implantar a solução no ensino presencial, pois temos muitos alunos de outras cidades que se deslocam para estudar em nossas faculdades. O processo de matrícula on-line vai evitar que eles tenham que vir até a sede da universidade apenas para entregar contratos e cópias de documentos”, comenta.

Atualmente, a Multivix tem 150 polos de Educação à Distância espalhados pelo Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Com isso, o grupo sentiu a necessidade de otimizar a administração dos documentos, uma vez que, para cada aluno, era necessário o envio do material, coleta de assinaturas, validação e arquivamento na matriz. Toda a transação adicionava tempo ao ingresso, uma vez que muitos moram longe de um polo e precisam se deslocar para outra cidade para realizar a matrícula.

O vice-presidente de Vendas da DocuSign na América Latina, Gustavo Brant, reforça a importância em investir em soluções inteligentes que unam o crescimento dos negócios com o benefício e a comodidade dos consumidores. “A assinatura eletrônica é uma solução que revoluciona a visão sobre o negócio. No caso da Multivix, a instituição pôde atender um público maior com mais praticidade e agilidade, impulsionando não só a reputação da universidade, mas também o futuro de milhares de jovens na região. Com a implementação de processos ágeis, é possível mudar toda uma estrutura tradicional, promovendo melhoras em todo o segmento”, explica.

Com 20 anos de atuação no mercado educacional, a Multivix é referência em qualidade de ensino junto ao Ministério da Educação. Essa bagagem fez com que a expansão acontecesse a fim de levar mais oportunidades para a região, fortalecendo o desenvolvimento local por meio da capacitação de novos profissionais.

Atualmente, a instituição atende mais de 25 mil alunos em ambas as modalidades, estimulando a adesão da assinatura eletrônica também no ensino presencial. “Como resultado da facilidade e usabilidade da ferramenta da DocuSign, por exemplo, nós conseguimos diminuir de 15 para três dias todo o processo de contrato com o aluno, já que a plataforma permitiu que a integração entre os sistemas de inscrição e matrículas ficasse eficaz e muito mais ágil. Com essa mudança de mindset, nos tornamos a primeira universidade do Espírito Santo a ter uma educação, de fato, à distância”, reforça o gerente corporativo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Multivix, Alessandro Ventorin.

A mudança no perfil dos alunos, a vontade que muitos deles têm em seguir com os estudos e o fato deles estarem abertos à adequação para que mais pessoas tenham acesso a ensino com qualidade e economia, abre um cenário mais inclusivo e com quebra de barreiras.

Top stories in your inbox!