You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Happy Code lança movimento para incentivar meninas a aprenderem a programar

Happy Code lança movimento para incentivar meninas a aprenderem a programar

Primeira ação do movimento Tech 4 Girls é o curso de férias Desenvolvimento Criativo

Se você observar a maioria das empresas no Brasil, principalmente as de tecnologia, verá que grande parte de quem trabalha é composta de homens. E, apesar de estarmos no século 21 e na quarta revolução industrial, ainda existe um “tabu” em relação ao ensino de programação, criação de games e aplicativos para as meninas.

“Países como o Japão, onde as mulheres nunca tiveram um papel relevante no mundo do trabalho, estão fazendo um esforço considerável para que as mulheres entrem no mercado de trabalho e da tecnologia e promovam um crescimento econômico maior”, diz a primeira mulher presidente da Câmara Americana (Amcham) no Brasil em 114 anos, Deborah Vieitas.

A Happy Code, a maior escola de programação, maker e robótica do país, entende que faz parte do seu papel mudar esse cenário para deixá-lo mais equilibrado. Por isso, lançou agora em julho o Movimento Tech4 Girls.

A primeira ação do Movimento Tech4 Girls foi a criação do curso de férias Desenvolvimento Criativo com foco no público feminino. “A nossa intenção foi fazer um curso que englobe assuntos de interesse das meninas para começar a incentivá-las a conhecer melhor esse mundo da tecnologia. Assim elas e seus pais podem descobrir que programação e tecnologia são coisas de meninas sim”, afirma Rodrigo Santos, CEO da Happy Code.

Podem participar do curso meninas de 7 a 12 anos. As inscrições estão abertas nas unidades da Happy Code em Botafogo e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no Tatuapé (SP), Vitória (ES) e Asa Sul (Brasília). Não é preciso ter conhecimentos de programação.

O que vão aprender?

Dividido em quatro aulas, as estudantes criarão jogos e animações de forma guiada, com o intuito de conhecer ferramentas como o Stratch 3.0 e ter contato com diversos conceitos de programação. O Scratch é uma plataforma desenvolvida no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e foi projetada especialmente para crianças e adolescentes.

As alunas trabalharão com o desenvolvimento de cenários, personagens, animação, movimentação, pontuação, com a programação do game.

Cursos de férias

Além do curso de Desenvolvimento Criativo, a Happy Code possui também cursos de férias de 6 horas e 20 horas para adolescentes de 5 a 14 anos.

Saiba mais sobre os cursos de férias na Happy.

Programação | 5-6 anos

Lógica de programação lúdica e intuitiva com os robôs Dash & Dot, que promove o pensamento computacional de forma divertida. No formato, STEM Camp.

Minecraft | 7-14 anos

Programação e criação de jogos com técnicas de animação para personalizar os cenários e personagens através da programação. Nos formatos STEM Camp e STEM Academy.

Roblox | 7-14 anos

Criação de personagens, cenários e diversos itens por meio do Roblox Studio. Mais do que jogar, é criar jogos dentro do Roblox. No formato, STEM Camp.

Youtuber Jr | 8-14 anos

Criação de canal, abordagem sobre direitos autorais, introdução às técnicas de manutenção e geração de conteúdo. Nos formatos STEM Camp e STEM Academy.

Maker | 7-12 anos

Criatividade e tecnologia com base no movimento Maker (faça você mesmo). Projetos funcionais com programação e robótica conectando objetos à nuvem com recursos eletrônicos. Nos formatos STEM Camp e STEM Academy.

Desenvolvimento de games | 7-14 anos

Desenvolvimento de jogos 2D com Construct: criação de fases, cenários e personagens. Programação de variáveis, funções e condições lógicas. Nos formatos STEM Camp e STEM Academy.

Top stories in your inbox!