You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Ibape-SP anuncia plataforma de EAD

Ibape-SP anuncia plataforma de EAD

Há mais de quatro décadas o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape/SP) é referência na elaboração de normas e cursos técnicos presenciais. Nesta semana, a entidade entra de vez para a era digital com a plataforma de Ensino a Distância (EAD) Ibape-SP Conecta, pioneira entre os Ibapes do Brasil e que muda por completo a forma de compartilhar conhecimento e visão estratégia com as classes de engenharia e arquitetura.

O momento em que enfrentamos uma pandemia acelerou o processo, mas esta já era uma ação estudada pelo Instituto há algum tempo. A grade regular, totalmente direcionada para a sede em São Paulo, deve continuar quando a situação do país e do mundo for normalizada, mas o EAD traz o que o físico limita, que são mais opções de tempo, espaço e formato, já que os alunos poderão acompanhar os conteúdos até por celular.

“Estamos em um cenário desafiador e por isso decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape - São Paulo, para que mesmo à distância possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destaca o Eng. Civil Paulo Palmieri Magri, Diretor Cultural do Ibape/SP.

O Ibape-SP não é um centro de formação, mas de atualização técnica. Por isso, a inovação do Ibape-SP Conecta está em oferecer para engenheiros, arquitetos e, eventualmente, outros públicos, o que os cursos regulares que já existem on-line não conseguem por conta da carga básica tradicional pesada. O objetivo é oferecer capacitação técnica, rápida, em temas e áreas que conversam diretamente com as necessidades atuais e com extrema qualidade.

A plataforma também vai de encontro às transformações tecnológicas do ensino. De acordo com o último levantamento da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), o número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância teve um crescimento de 17% passando de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018.  No caso do Ibape-SP, os conteúdos serão potencializados com recursos multimídia, mas balizados pelos mais de 40 anos de tradição e experiência da entidade.

Serão disponibilizados inicialmente 17 cursos, abordando temas já são tratados na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.

O lançamento oficial ocorre na próxima quinta-feira (21/05), em evento on-line e fechado aos professores, diretores, membros do conselho e das câmaras da entidade. O primeiro

curso, “Básico de Avaliações de Imóveis Rurais” será ministrado pelo Professor Marcelo Rossi de Camargo Lima, entre os dias 2 e 5 de junho com as inscrições podem ser feitas até a data do curso, sujeitas a disponibilidade de vagas.

Depois do anúncio oficial, será disponibilizada uma página com mais informações sobre o Ibape-SP Conecta. Mais informações em www.ibape-sp.org.br.

Top stories in your inbox!