You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Inovar é cultivar a longo prazo

Vinícius Aroeira / Diretor de Processos e Tecnologia do Grupo Super Nosso

A primeira ideia que vem à cabeça quando se fala em inovação, é a capacidade de criar algo novo, conciliando escolhas estratégicas e um processo rápido e dinâmico. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que inovar é uma “cultura”, isto é, algo que se cultiva aos poucos, colhendo resultados nos momentos mais propícios.

Em 2013, o Grupo Super Nosso decidiu investir em novas tecnologias para a implantação do seu e-commerce, enquanto o mercado varejista ainda tentava entender as novas tendências de comportamento do consumidor. Em uma época em que as vendas online não eram uma realidade no setor, o Super Nosso deu o primeiro passo na direção de oferecer uma nova experiência para os seus clientes.

Esta iniciativa - fundamental para nos tornar pioneiros em vendas virtuais - em questão de dias tornou-se vital para conseguir suportar a demanda dos clientes com a chegada da Covid-19 no Brasil. Nos primeiros dias da pandemia, os pedidos pelo canal online, Super Nosso em Casa e Apoioentrega, chegaram a aumentar em mais de 1000%. Tivemos que nos adaptar rapidamente a uma demanda gigantesca. Foram feitos alguns investimentos e também aprimoramos o que já existia. Nesse momento crucial, colhemos os frutos de uma aposta feita anos antes, demonstrando como inovar é cultivar a longo prazo.

Nestes primeiros dias da pandemia, quando os pedidos diários tiveram este aumento absurdo, o atendimento via SAC triplicou e a capacidade de entrega teve de se ajustar não só aos números, mas também, às necessidades do público. Uma das primeiras medidas foi incentivar o #fiqueemcasa, ao abrir o pacote Prime de assinatura para os idosos acima de 60 anos, excluindo todas as taxas de entrega.

Esta não foi uma realidade exclusiva nossa - em todo Brasil, a procura por esse tipo de serviço aumentou em mais de 400%. Neste contexto, o desafio para qualquer supermercado online passou a ser garantir os prazos de entrega, sem deixar de lidar com as reclamações e as dificuldades de alguns clientes em realizar uma compra online pela primeira vez. O nível de tolerância de quem está acostumado com o serviço online é muito diferente da parcela que aderiu ao e-commerce no começo da pandemia. Nas primeiras semanas, o impacto foi o de não ter instalações, espaços de armazenagem, veículos e mão de obra suficientes para atender a demanda. Mesmo sendo pegos de surpresa, o Super Nosso em Casa e o Apoio Entrega saíram na frente, retomando, em pouco tempo, a qualidade do seu serviço, garantindo prazos curtos de entrega, pontualidade e voltando a garantir máxima assertividade nos pedidos. Tudo isso, devido a uma cultura de inovação que permite à empresa se reinventar, se adaptando rapidamente aà situações de descontinuidade.

Em um período de aproximadamente 60 dias, 6 lojas da bandeira Super Nosso foram colocadas como pontos de envio e de “Clique & Retire” como alternativa para aumentar a capacidade operacional. Também foram realizadas parcerias com aplicativos de entrega expressa. Tudo isso aliado a um programa de excelência operacional fez com que o grupo fosse rápido em aumentar o volume e a qualidade no atendimento. Qualidade essa que hoje, após 5 meses de “novo normal” já é superior aos índices alcançados historicamente, antes da pandemia.

Agora, o grupo aposta no recém criado “Lab Super Nosso” para seguir criando soluções inovadoras que trarão benefícios aos clientes e consequentemente, resultados no longo prazo. Neste laboratório, atuam os squads que são equipes multifuncionais, focadas apenas em desenvolver melhorias nos produtos digitais. Literalmente esquadrões – liberados de rotinas departamentais para pensar, testar, ajustar e implantar inovações.

A autonomia que é dada aos squads vem nos permitindo desenvolver melhorias em nossos produtos digitais de forma mais ágil. Essas equipes estão sendo essenciais para continuarmos entendendo que o que dita o nosso posicionamento não é a intuição, mas sim aquilo que detectamos, através de fatos e dados, ser o desejo do cliente. Nesse sentido, o NPS (Net Promoter Score) que é o índice que mede o quanto os clientes nos recomendam, continua sendo o nosso principal indicador a ser melhorado.

Apps, mudança de plataforma, mudança de CD do e-commerce, lojas como hub para envio e clique e retire, novas modalidades de entrega, carrinho inteligente, self-checkout, clube de benefício, entrega expressa. Mesmo com todas essas inovações lançadas pelo grupo nos últimos anos, com toda a transformação que o mundo vem passando, a única coisa que temos em mente é: elas serão insuficientes! Por isso, continuaremos com essa cultura de inovar sempre pensando no longo prazo. Com isso, teremos a segurança de que lideraremos as transformações, ao invés de seguir tendências, oferecendo assim, as melhores experiências aos nossos clientes.

Sobre o Grupo Super Nosso

O Grupo Super Nosso possui 50 lojas físicas em Belo Horizonte e região metropolitana. São 21 unidades Super Nosso, que é a rede de supermercados gourmet; 11 lojas de proximidade, lojas menores com foco em conveniência, com a bandeira Momento Super Nosso e 19 atacarejos com a marca Apoio Mineiro. Além do Super Nosso em Casa, canal de vendas online do Super Nosso e o Apoio Entrega, canal de vendas online do Apoio Mineiro.

Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos, que manipula carnes e frios com SIF para atender às lojas do Grupo, e uma infraestrutura completa de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas. E a distribuidora especializada Decminas, que atende mais de 800 municípios mineiros. Ao todo, são mais de 8 mil funcionários trabalhando para atender com excelência e oferecer uma ótima experiência de compra. A empresa é uma das maiores do setor varejista em Minas Gerais e ocupa a 15ª posição no ranking nacional da Abras de maiores empresas supermercadistas no Brasil.

Top stories in your inbox!