You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Ledax apresenta solução para gestão do consumo de energia

O ledax.io garante maior economia e eficiência energética de empresas por meio de monitoramento e controle customizados


A Ledax, empresa que oferece soluções em economia de energia com iluminação LED e geração de energia fotovoltaica para clientes corporativos entrou para a era 4.0. Neste ano, lançou o ledax.io, um sistema de gestão de energia e utilidades que pode ser integrado com as soluções já oferecidas pela empresa. Trata-se de uma solução de IoT (sigla em inglês para internet das coisas) para a gestão remota de energia e utilidades, como iluminação, ar condicionado, câmaras frias, e outros equipamentos, tornando seus clientes mais competitivos em seus mercados de atuação.

O ledax.io fornece informações e análises para nortear tomadas de decisões, tanto para investimentos quanto para redução de custos em O&M (Operação e Manutenção). O monitoramento permite que o desperdício seja evitado a partir dos dados analisados pelo sistema, por meio de inserção de alarmes que indicam funcionamento fora de especificações, ou mesmo o mau uso dos equipamentos. Além disto, os clientes podem analisar o consumo individualizado por equipamento ou de forma setorizada. O ledax.io também promove a economia de energia através dos módulos de controle de ar condicionado e iluminação, por exemplo, que podem desligar automaticamente aparelhos que foram esquecidos ligados.

Com o sistema, custos com operação e manutenção podem ser melhorados, uma vez que engines de inteligência artificial podem antecipar problemas nos equipamentos. “O ledax.io é instalado sob medida para cada tipo de negócio, os equipamentos de medição são instalados e sensores enviam dados captados para nuvem. Estes dados são tratados com inteligência artificial e fornecem informações e análises de consumo, desempenho ou possíveis falhas nos equipamentos. Além disto, o Ledax.io pode também efetuar remotamente o controle de sistemas”, explica Rodrigo Travi, CEO da Ledax.

O funcionamento do sistema consiste em sensores, controladores e uma plataforma dashboard, que pode ser acessada remotamente pelo computador ou smartphone. Com as análises feitas nos dashboards, as empresas vão ter a informação, por exemplo, se dois equipamentos similares estão consumindo energia de forma diferentes e aprovar uma troca. Ou então, empresas com muitos estabelecimentos poderão saber se o consumo de energia e utilidades de cada unidade está compatível com a média da empresa.

“O principal objetivo do ledax.io é possibilitar o uso inteligente da energia para gerar economia financeira e melhorar o uso dos recursos naturais. As empresas que implantam o sistema conseguem mensurar estes benefícios tempo real”, finaliza Travi.

Sobre a Ledax

Fundada em 2014, a Ledax é uma empresa que oferece soluções em economia de energia através de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades. Os clientes foco são grandes consumidores de energia, como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral. Suas soluções são customizadas para cada cliente a partir da análise do perfil de consumo e podem gerar economias de até 90% na conta de energia.