You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Maior fachada de vidro com filmes solares do mundo é instalada na CAOA

Maior fachada de vidro com filmes solares do mundo é instalada na CAOA

Fachada de prédio da CAOA, localizado em Anápolis (GO), agora é capaz de gerar a energia mais limpa com filmes fotovoltaicos orgânicos da Sunew

São Paulo, 17 de novembro de 2020 – A CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos do Brasil, e a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram para o desenvolvimento de um grande projeto de energia e sustentabilidade. A fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da CAOA Montadora, situado no município de Anápolis (GO), recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa.

A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta. O prédio recebeu design moderno, que inclui o logo da CAOA funcional, customizado em OPV.

Inovadora, a eficiência do OPV da Sunew cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

Instalado na planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora inaugurou o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética em 2015, resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.

Para o CEO da CAOA, Mauro Correia, o Centro de Pesquisas tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da CAOA e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com uma substancial diminuição de emissões de CO2. “Nossa expectativa com instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, CAOA Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações que envolveram os lançamentos do Hyundai New Tucson, dos CAOA CHERY, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região. A implementação desse projeto personifica e concretiza todo o esforço e trabalho desenvolvido por nossas equipes nos últimos anos”, explica o executivo.

Já o diretor Técnico da planta e CEO da CAOA CHERY, Marcio Alfonso, explica que a CAOA prioriza a pesquisa com foco nas energias renováveis.  “Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis e agora, com a parceria com a Sunew, agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade de conformação. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedente”.

O projeto da CAOA com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma importante parceira no setor que vem atendendo a grandes projetos pelo Brasil. Fundada em 2013, a Solarvolt já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 10 estados do país. “É uma honra participar de um projeto tão grandioso como esse. Estamos muito felizes com a parceria e com o resultado final”, comenta Gabriel Guimarães, diretor da SolarVolt.

Tiago Alves, CEO da Sunew, diz como o projeto é muito importante para o mercado empresarial em geral. “Os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono. Para a Sunew é muito importante participar de um projeto em parceria com uma empresa como a CAOA, que tem mais de 40 anos de história e é o maior distribuidor de automóveis do país”.

Sobre o produto

Do inglês organic photovoltaic (OPV), o filme fotovoltaico orgânico da Sunew – Sunew GLASS™ - é a tecnologia de células solares de terceira geração. Através de uma cadeia de produção totalmente sustentável, a OPV é a alternativa de geração de energia mais verde e apresenta a menor pegada de carbono entre as tecnologias de geração solar. O OPV da Sunew difere das tecnologias anteriores devido à sua versatilidade. Permite a geração de energia em qualquer superfície, desde fachadas de vidro de edifícios inteligentes até veículos e mobiliário urbano.

Sobre a CAOA

Fundada em 1979, a CAOA é referência no setor automotivo brasileiro. Atualmente, ela emprega cerca de 7 mil colaboradores e possui Concessionárias das marcas Ford, Hyundai e Subaru, além de ser importadora exclusiva das marcas Hyundai e Subaru no Brasil desde o fim da década de 90. No final de 2017, a CAOA, maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em um acordo histórico de cooperação para lançar a CAOA Chery, nova montadora 100% nacional. A CAOA produz, em sua fábrica de Anápolis (GO), os utilitários esportivos Hyundai ix35 e New Tucson, além dos caminhões HR e HD80. Já da linha de produção da CAOA Chery saem os modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e o recém lançado Tiggo 8. Em pouco mais de uma década de operação, a fábrica já recebeu R$ 2,5 bilhões de investimentos totalmente próprios da CAOA. As linhas operam com processos de alta tecnologia que garantem elevados níveis de qualidade aos produtos brasileiros. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br .

Sobre a Sunew

A Sunew foi criada em 2015 com a mentalidade de revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A empresa é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo. A Sunew desenvolveu um processo de produção industrial inovador, contínuo e altamente escalável. Buscando impactar positivamente o ambiente e a comunidade, a Sunew nasceu como uma Empresa B certificada e em 2019 foi listada pela B Corporation como uma das melhores empresas do mundo para o meio ambiente, recebendo o selo “Best For The World 2019 – Environment Honoree”.  Em 2020, a Sunew foi reconhecida pela Fast Company como uma das empresas mais inovadoras capazes de mudar o mundo, recebendo o selo “World Changing Ideas 2020”.

Sobre a SolarVolt

Fundada em 2013 pelos sócios Alexandre Arcanjo e Gabriel Guimarães, a SolarVolt Energia é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos completos de energia solar fotovoltaica. Com sedes nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a SolarVolt já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 10 estados do país, sendo mais de 1200 projetos vendidos. Está presente em mais de 160 cidades, sendo a maior parte dos negócios em Minas. Ela faz parte do G5 Solar e é uma das 14 empresas fundadoras da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída.