Artigo de Fernando Tassinari, diretor-geral no Brasil da Taboola

Estratégia única e criativa. Alto desempenho. Crescimento de marca. Estas foram as qualidades que buscamos ao entrar em nossa plataforma para encontrar os melhores vídeos de marca em 2018.

Havia tantos candidatos ótimos para escolher, mas conforme pesquisamos, ficou claro que as marcas de viagem acertaram em cheio em seus vídeos publicitários para a web aberta.

Nós parabenizamos essas marcas por sua criatividade em adaptar seus vídeos para um canal que era completamente novo para elas e por produzir conteúdo tão valioso para seus públicos. Esses vídeos são ótimos exemplos do que está funcionando e ajudaremos você a entender exatamente por que essas estratégias provavelmente funcionarão no futuro. Confira:

#4. Visite Pittsburgh

A Visit Pittsburgh decidiu fazer o que eles fazem melhor: atrair turistas para Pittsburgh. Para isso, produziram um vídeo com uma tática atemporal – eles queriam que as pessoas sentissem que estavam perdendo por não estar lá. O “medo de estar perdendo”, também conhecido como FOMO (sigla em inglês para fear of missing out), teve um efeito poderoso na audiência da Visit Pittsburgh, que respondeu bem à campanha.

Psicologicamente, todos os humanos querem se sentir conectados. É por isso que o FOMO continuará dando certo para vídeos de marca de todos os setores.

#3. Ministério do Turismo de Israel

Um novo voo direto foi aberto entre a Índia e Israel. O Ministério do Turismo de Israel respondeu com uma campanha em vídeo para que mais pessoas ficassem sabendo sobre essa nova rota.

Eles conseguiram mais do que apenas awareness – sua campanha converteu 14% melhor na Taboola do que qualquer outra plataforma.

Sua campanha foi bem-sucedida devido ao seu acesso a inventários de grande formato, não intrusivos e altamente visíveis na rede de publishers da Taboola. Isso é extremamente importante à medida que nossa indústria se reconcilia com a necessidade de atingir o público, de maneira envolvente e em um ambiente seguro para a marca. Os formatos de vídeo não intrusivos reduzem o potencial de incomodar esses públicos, que é o primeiro passo para o sucesso.

#2. Visit Florida

Ninguém conhece um destino melhor que um morador local. A Visit Florida aproveitou esse fato em sua campanha de vídeo, que teve sucesso devido a sua autenticidade.

Eles executaram uma versão mais curta do vídeo acima para alcançar seu público de maneira mais eficiente em um ambiente nativo.

Uma pesquisa recente da Taboola apoia a ideia de que a autenticidade funciona. Em uma análise de mais de 2.000 vídeos, aqueles com uma taxa de bits menor tiveram um desempenho um pouco melhor. Atribuímos isso aos vídeos mais autênticos.

#1. Ministério do Turismo da República Dominicana

O Ministério do Turismo da República Dominicana realiza todas as três práticas recomendadas mencionadas acima – incitam o FOMO, testam criatividade nos vídeos locais, e são autênticos nos materiais produzidos.

Eles participaram de um estudo de crescimento de marca da Millward Brown, e descobriram que o favoritismo do visitante da República Dominicana aumentou em 19% depois de assistir ao vídeo veiculado na rede de publishers da Taboola. Para a Millward Brown, isso evidencia que os posicionamentos de vídeo de grande formato da Taboola são discretos e eficazes.

É também uma melhoria muito maior para a indústria de viagens do que a Millward Brown já viu. Segundo dados de mercado, as campanhas semelhantes na categoria de destino de viagem tiveram um aumento no favoritismo de apenas 1,2% - ou seja, a campanha de vídeo do Ministério do Turismo da República Dominicana teve um desempenho 17,7% melhor do que outras do mercado.

Resumindo o Sucesso dos Vídeos em 2018

Havia muitas outras campanhas de vídeo ótimas na Web aberta, mas essas foram exemplos excelentes do que pode ser alcançado em termos de metas de marca, aspirações criativas e impacto de público-alvo.

Ao planejar sua estratégia de vídeo de 2019, lembre-se destas dicas:

• FOMO: Crie um vídeo sobre algo que as pessoas não vão querer perder.

• Posicionamento: Faça jus a sua árdua produção ao executar o seu vídeo em um lugar onde ele vai atingir os consumidores com o estado de espírito correto.

• Autenticidade: Seja verdadeiro com os espectadores para as melhores taxas de conclusão.

(*) Fernando Tassinari é o diretor-geral no Brasil da Taboola, principal plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, servindo mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês. A Taboola oferece recomendações de conteúdo personalizadas, em parceria com os principais editores, marcas e anunciantes do mundo para impulsionar o desenvolvimento, engajamento e monetização de audiência. A Taboola também capacita equipes editoriais, de produtos e de vendas com soluções baseadas em otimização de páginas em tempo real, ofertas de publicidade nativas robustas e muito mais.