“Marcas relevantes não descansam”, afirma especialista

Equipe Polinize | 2 min read

Andrea Janér inaugura série ‘Politalks’ com conferência sobre branding. Assista na íntegra!

Para Andrea Janér, diretora de desenvolvimento de negócios e comunicação da Interbrand, o mercado de branding está em ebulição. Ainda assim, nem sempre o conceito é compreendido perfeitamente pelas empresas, e muitas vezes é preciso explicar por que ele é importante. Foi esse o fio condutor da abertura da série ‘Politalks’, no último dia 20 de agosto. E você pode ver a conferência na íntegra no vídeo abaixo.

“[Branding] É uma disciplina antiga, e o que a gente está vendo hoje no mercado é que muitas disciplinas antigas estão acabando, os jornais estão fechando, as revistas estão fechando, as assessorias de imprensa estão sem saber para onde ir. Agora são os influenciadores, os blogueiros, quem deve falar pela marca?”, pondera Andrea.

A especialista aponta casos de marcas referências, como os de Spotify, Airbnb, Waze, Apple e Amazon - esta última que lançou modalidades de compras e entregas inovadoras, que imediatamente se tornaram referência para outras empresas. “A Amazon vai focando nos pontos de atrito, 'o que te impede de comprar com a gente? É isso? Sem problema, a gente vai resolver'. Ou seja, é uma marca que está se tornando cada vez mais relevante na nossa vida”, lembra.

Andrea afirma que marcas relevantes não descansam nunca, não podem se acomodar. “Elas não podem nunca se dar ao luxo de conquistar um degrau e acomodar, precisam estar sempre inovando. O mercado hoje é cruel”, destaca. “As marcas líderes sabem que precisam ocupar um espaço cada vez maior em nossas vidas, e ir muito além de produtos e serviços”, completa.

Marcas autênticas querem tornar o mundo melhor. Por isso, a especialista destaca um recurso para quem quer ter uma marca forte: escolher um propósito, uma causa genuína, “não só para fazer marketing”. Nesse contexto, destaca-se o caso da Patagonia, marca de artigos esportivos que consolidou uma postura de defesa dos recursos naturais - e faz isso, inclusive, incentivando redução no consumo de seus próprios produtos.

Politalks

A série ‘Politalks’ é organizada em parceria pelo Polinize e pelo Copa, que sedia os eventos. A segunda edição acontece na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, às 17h. Vamos receber Laís Higashi, presidente do negócio social Litro de Luz, que leva iluminação pública a locais sem energia elétrica. Participe! Saiba mais clicando aqui!

Share twitter/ facebook/ copy link