You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
MBA no exterior reforça visão empreendedora

MBA no exterior reforça visão empreendedora

Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, e Luiz Candreva, Head de Inovação do Hub/SP, falam sobre como a experiência no exterior contribuiu com suas jornadas empreendedoras

Com o desenvolvimento da tecnologia e o processo de digitalização, o mundo está cada vez mais conectado, algo que se reflete no mercado de trabalho. Os empregadores valorizam candidatos especializados e com experiência internacional, capazes de compreender o mercado global como um todo.

Devido ao aumento da competitividade, a graduação é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. A qualificação tem se mostrado cada vez mais relevante para os profissionais se destacarem. Dessa forma, o MBA está sendo cada vez mais procurado.

Para os empreendedores, o cenário é o mesmo. Para alcançar o sucesso, é preciso ter conhecimento para tirar uma boa idéia do papel e transformá-la em um negócio criativo e financeiramente viável.

Para Antonio Serrano, fundador e CEO da empresa Juntos Somos Mais, uma joint-venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, "O MBA é uma oportunidade de parar para repensar a carreira, complementar sua formação superior e conhecer pessoas de nacionalidades diferentes que contribuirão para o enriquecimento da visão empreendedora."

Serrano é formado em engenharia pelo ITA e cursou seu MBA na Universidade de Chicago. Durante o programa, teve a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico e empreender na prática fundando duas empresas: o Igomarket, um site de compra e venda de classificados nos Estados Unidos restrito a membros de comunidades específicas, em que é possível selecionar para qual público o produto é mais indicado, e o Oveloz, um site de e-commerce criado no Brasil que realizava a entrega através de motociclistas em até duas horas para toda a cidade de São Paulo.

Já para Luiz Candreva, Head de Inovação do Hub/SP, "Todo tipo de especialização, entre MBA e pós-graduações, traz melhorias do ponto de vista educacional. Um dos pontos mais valiosos da experiência é o networking, a troca de conhecimento entre os participantes. Hoje, dada a dinamicidade do mercado de trabalho, também destaco o desenvolvimento das soft skills. Existem programas com maior proeminência no assunto no exterior, assim como também existem alguns no Brasil. O mais importante na hora de tomar sua decisão é comparar o que cada pacote irá te oferecer."

Candreva concluiu o programa na Universidade Internacional da Flórida e destaca que a principal diferença entre os programas nacionais e internacionais é que no exterior existe uma cultura de preparação prévia para as aulas do cronograma, por meio de leituras adiantadas e estudos em casa. Já no Brasil, os planos educacionais são focados na aplicação de provas e trabalhos.

Por acreditar no modelo educacional, após o término do curso, virou Criator Director do Disruptive MBA, um curso de pós-graduação com foco em marketing digital, que também aborda empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa foi criada a partir da idéia de moldar soft skills por meio de hard skills, revolucionando o mindset dos participantes por meio de atividades e professores que se destacam nos cenários nacional e internacional.

O empreendedor dá uma dica: "Tome cuidado com as grandes marcas, pesquise bastante para ver qual se encaixa melhor no seu perfil e entenda que seu MBA deve ir muito além do que um mero diploma. Exige muito esforço e dedicação."

Já para Serrano, o conselho é aproveitar ao máximo as aulas, palestras e eventos e se aproximar das pessoas para construir laços que futuramente possam resultar em parcerias e indicações profissionais.

Aos interessados em cursar um MBA fora do Brasil, o The MBA Tour - evento gratuito que acontece no dia 17 de agosto em São Paulo e dia 19 do mesmo mês no Rio de Janeiro - é uma grande oportunidade para conhecer os programas a fundo.

Durante a feira, os participantes podem entrar em contato com os diretores de admissão de algumas das melhores universidades de negócios do mundo e saber tudo sobre o processo de recrutamento e a cultura das instituições.

Inscreva-se no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

SERVIÇO:

The MBA Tour - São Paulo

Data: Dia 17 de agosto, sábado, das 11h às 16h30

Local: Hotel Renaissance São Paulo - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/saopaulo/

The MBA Tour - Rio de Janeiro

Data: Dia 19 de agosto, segunda-feira, das 16h30 às 21h30

Local: JW Marriot Rio de Janeiro - Avenida Atlântica, 2600 - Copacabana

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/riodejaneiro/

Top stories in your inbox!