MBA no exterior reforça visão empreendedora

3 months ago

Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, e Luiz Candreva, Head de Inovação do Hub/SP, falam sobre como a experiência no exterior contribuiu com suas jornadas empreendedoras

Com o desenvolvimento da tecnologia e o processo de digitalização, o mundo está cada vez mais conectado, algo que se reflete no mercado de trabalho. Os empregadores valorizam candidatos especializados e com experiência internacional, capazes de compreender o mercado global como um todo.

Devido ao aumento da competitividade, a graduação é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. A qualificação tem se mostrado cada vez mais relevante para os profissionais se destacarem. Dessa forma, o MBA está sendo cada vez mais procurado.

Para os empreendedores, o cenário é o mesmo. Para alcançar o sucesso, é preciso ter conhecimento para tirar uma boa idéia do papel e transformá-la em um negócio criativo e financeiramente viável.

Para Antonio Serrano, fundador e CEO da empresa Juntos Somos Mais, uma joint-venture formada por Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, "O MBA é uma oportunidade de parar para repensar a carreira, complementar sua formação superior e conhecer pessoas de nacionalidades diferentes que contribuirão para o enriquecimento da visão empreendedora."

Serrano é formado em engenharia pelo ITA e cursou seu MBA na Universidade de Chicago. Durante o programa, teve a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico e empreender na prática fundando duas empresas: o Igomarket, um site de compra e venda de classificados nos Estados Unidos restrito a membros de comunidades específicas, em que é possível selecionar para qual público o produto é mais indicado, e o Oveloz, um site de e-commerce criado no Brasil que realizava a entrega através de motociclistas em até duas horas para toda a cidade de São Paulo.

Já para Luiz Candreva, Head de Inovação do Hub/SP, "Todo tipo de especialização, entre MBA e pós-graduações, traz melhorias do ponto de vista educacional. Um dos pontos mais valiosos da experiência é o networking, a troca de conhecimento entre os participantes. Hoje, dada a dinamicidade do mercado de trabalho, também destaco o desenvolvimento das soft skills. Existem programas com maior proeminência no assunto no exterior, assim como também existem alguns no Brasil. O mais importante na hora de tomar sua decisão é comparar o que cada pacote irá te oferecer."

Candreva concluiu o programa na Universidade Internacional da Flórida e destaca que a principal diferença entre os programas nacionais e internacionais é que no exterior existe uma cultura de preparação prévia para as aulas do cronograma, por meio de leituras adiantadas e estudos em casa. Já no Brasil, os planos educacionais são focados na aplicação de provas e trabalhos.

Por acreditar no modelo educacional, após o término do curso, virou Criator Director do Disruptive MBA, um curso de pós-graduação com foco em marketing digital, que também aborda empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa foi criada a partir da idéia de moldar soft skills por meio de hard skills, revolucionando o mindset dos participantes por meio de atividades e professores que se destacam nos cenários nacional e internacional.

O empreendedor dá uma dica: "Tome cuidado com as grandes marcas, pesquise bastante para ver qual se encaixa melhor no seu perfil e entenda que seu MBA deve ir muito além do que um mero diploma. Exige muito esforço e dedicação."

Já para Serrano, o conselho é aproveitar ao máximo as aulas, palestras e eventos e se aproximar das pessoas para construir laços que futuramente possam resultar em parcerias e indicações profissionais.

Aos interessados em cursar um MBA fora do Brasil, o The MBA Tour - evento gratuito que acontece no dia 17 de agosto em São Paulo e dia 19 do mesmo mês no Rio de Janeiro - é uma grande oportunidade para conhecer os programas a fundo.

Durante a feira, os participantes podem entrar em contato com os diretores de admissão de algumas das melhores universidades de negócios do mundo e saber tudo sobre o processo de recrutamento e a cultura das instituições.

Inscreva-se no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

SERVIÇO:

The MBA Tour - São Paulo

Data: Dia 17 de agosto, sábado, das 11h às 16h30

Local: Hotel Renaissance São Paulo - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/saopaulo/

The MBA Tour - Rio de Janeiro

Data: Dia 19 de agosto, segunda-feira, das 16h30 às 21h30

Local: JW Marriot Rio de Janeiro - Avenida Atlântica, 2600 - Copacabana

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/riodejaneiro/

Redação

Published 3 months ago