You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Medei é pioneira em desburocratizar e humanizar desligamentos em empresas no Brasil

Startup desenvolveu plataforma de gestão que permite que RH realize processos homologatórios com agilidade e economia em tempo de até 40 mil horas, de qualquer lugar do País.

Crédito Buzzi Fotos

Criada com o objetivo de desburocratizar os processos homologatórios realizados pela empresas, além de oferecer um desligamento mais humanizado entre empresas e ex-funcionários, a Medei foi fundada em 2011 pela empreendedora Fernanda Medei. A ideia da startup surgiu quando a advogada vivenciou na pele a dor de muitos funcionários no momento do desligamento: foram 120 dias até ser homologada.

A partir dessa experiência, desenvolveu uma plataforma que otimiza e facilita os processos de desligamento do começo ao fim, oferecendo uma melhor experiência para os gestores de RH ao garantir controle dos prazos estabelecidos por lei, gestão de documentos, homologações em qualquer lugar do Brasil por meio da tecnologia de  videoconferência e diminuição de custos em até 95%. Além disso, a ferramenta também oferece economia de tempo na gestão, somente em 2019 foram 40 mil horas a menos.

Já os funcionários contam com informações claras, além de um atendimento personalizado e acolhedor, que possibilitam que se sintam confortáveis para tirar dúvidas.

“A experiência atual é muito negativa. O funcionário não entende os valores envolvidos no momento da homologação contratual (descrito no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho), tendo aquela sensação de que está sendo passado para trás. Já o Recursos Humanos com um modelo totalmente manual, oferece uma gestão morosa de documentação e uma falta de controle na gestão de processos em locais distantes da sede, por exemplo”, explica Fernanda Medei, CEO e fundadora da startup. Foi nesse cenário que vimos uma real necessidade de mercado por uma ferramenta, que suprisse problemas gerados ao final da jornada do colaborador nas empresas, muitas vezes esquecida, mas não menos importante”, complementa.

Entre os serviços oferecidos pela Medei estão a personalização da plataforma, com ferramenta altamente customizável para cada empresa; disponível em nuvem, oferece  todas as garantias de segurança e confiabilidade pela atual legislação e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e  analytics disponível, em que a empresa analisa todos os dados do ex-funcionário, além de obter insights práticos.

Para garantir ainda mais a performance da ferramenta, a plataforma está disponível em dois modelos de atendimentos: Enterprise (presencial) e Fit (100% digital). Aos que preferem atuação física, a Medei possui uma rede com mais de 600 representantes em todo o Brasil para a homologação em um dos seus escritórios. Esse modelo atende empresas que exigem documentos impressos com assinatura do colaborador e quando é necessária a aprovação de sindicatos das categorias de trabalho.

Já para os que optam pelo Fit, em um serviço totalmente digital, os documentos são assinados digitalmente e entregues ao funcionário e empresa por meio de um sistema seguro e controlado na plataforma. As assinaturas são feitas de acordo com as normas estipuladas pela ICP Brasil (instituto Nacional de Tecnologia da Informação), garantindo validade legal desses documentos.

Hoje, a Medei possui mais de 30 clientes que usufruem de seus serviços, entre elas estão companhias como, Santander, Sanofi, Natura e Zurich. Além disso, mais de 100 mil ex-colaboradores já foram atendidos pela plataforma.

Acesse www.medei.com.br e saiba mais.

Sobre a Medei

A HRtech Medei cuida do pós-desligamento utilizando workflow exclusivo, com gravação do ato homologatório por meio de videoconferência. Conta com profissionais especializados e aptos a resolver todas as dúvidas dos ex-funcionários, além de oferecer um atendimento humanizado, entendendo o momento de cada desligamento.

​Seu propósito é atender e entender com acolhimento cada desligamento, tornando o ato da homologação menos robotizado, mais sincero e eficaz, gerando segurança ao ex-funcionário. O processo de gestão de desligamento torna-se mais rápido, eficaz e transparente, atuando de forma preventiva, evitando aumento no passivo trabalhista e melhora do employer branding.

​No mercado desde 2011, busca celeridade e transparência no processo de desligamento.