Mediação de conflitos fora dos tribunais reduz tempo processual de até oito anos

7 days ago

Por: Betini Comunicação

 

Sena é alternativa para resolução de conflitos de forma rápida, eficiente e humanizada

Estima-se que a justiça brasileira leve pelo menos seis anos e dois meses para executar processos pendentes na Justiça Estadual, sendo que o número pode ser bem maior para processos federais (oito anos, em média). Foi pensando em reduzir esse tempo processual que a advogada Selma Nunes e a psicóloga Nanci Belmonte fundaram, em 2017, a Sena Mediação, empresa que possibilita a resolução de conflitos fora dos tribunais.

A mediação é um método judicial ou extrajudicial que propõe a resolução de conflitos de forma pacífica, independente e imparcial. A prática se tornou tão comum no Brasil que está prevista na lei. Sancionada em 26 de junho de 2015, a lei nº 13.140 considera a mediação como uma “atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia”.

Diferente da cultura do litígio, onde um terceiro (o juiz) impõe sua decisão sobre as partes envolvidas no processo, a mediação atua como uma facilitadora para que todos os envolvidos saiam satisfeitos do acordo, levando em conta não apenas as questões técnicas do problema, mas também o fator “humano” envolvido no conflito.

“É preciso dar mais atenção às dores daqueles que participam do conflito. As pessoas chegam até nós pedindo ajuda para resolver uma questão que se arrasta há muito tempo, influenciando na vida e na saúde mental de todos os envolvidos”, afirma Belmonte, sócia-gerente da empresa, especializada em Psicologia Jurídica e Psicologia das Emergências e mediadora de conflitos na abordagem humanista. Dessa forma, o compromisso da Sena Mediação é também com as demandas emocionais de seus clientes.

Formada por profissionais multidisciplinares com experiência em diversos segmentos de atuação, a empresa atua nas áreas de Direito Civil, Consumidor, Família, Trabalhista, Ambiental, Contratual, Responsabilidade Civil, Direito Médico e Previdenciário, além de promover palestras e prestar consultoria de apoio ao departamento de Gestão de Pessoas das empresas de forma preventiva.

“Nosso trabalho é otimizar e facilitar o diálogo entre os envolvidos, sempre de forma independente e imparcial. Como mediadores, oferecemos um novo olhar para o problema através de técnicas como a escuta ativa e a comunicação não violenta (CNV), que são os pilares da nossa atuação”, explica Nunes, sócia-diretora da empresa e advogada mediadora com atuação em diversas áreas do Direito.

O time da Sena Mediação também conta com o Prof. Dr. José Jaime do Valle, advogado e professor especialista em Direito Médico, Administração Hospitalar, entre outras áreas correlatas.

Enquanto a execução de processos pelo poder judiciário é extremamente cansativa e longa, podendo demorar mais de oito anos (evidenciando a ineficiência da máquina pública), sem contar os desgastes financeiros e emocionais envolvidos no processo, a Sena Mediação promove a resolução do problema em até um ano, reduzindo o custo financeiro em até 50%, colocando como prioridade alcançar resultados positivos para todas as partes.

Sobre a Sena Mediação

Fundada em 2017, a Sena Mediação atua na possibilidade de resolução de conflitos fora do meio judicial. Com uma equipe formada por profissionais multidisciplinares, a empresa foca na cooperação entre as partes para a resolução positiva do conflito de forma rápida, eficiente e humanizada. A Sena Mediação atua nas áreas do Direito Civil, Consumidor, Família, Trabalhista, Empresarial (Gestão de Pessoas), Ambiental, Contratual, Responsabilidade Civil, Direito Médico e Previdenciário.

Facebook: https://www.facebook.com/senamediacao/

Instagram: senamediacao_

Comments?