You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Melhores formas para complementar o aprendizado de inglês sem sair de casa

Aprender uma nova língua pode ser desafiador, até um ponto no qual o aluno se sente estagnado no aprendizado, o conhecido “platô intermediário”. Popularmente utilizado para se referir àqueles que estão aprendendo a língua inglesa, corresponde a pessoa que já tem uma boa compreensão mas ainda não se sente avançado na fluência da língua.

Boa parte desse problema é explicado por questões interiores, como o medo do julgamento de outros alunos com aquele que está aprendendo. Nesse contexto, é importante inserir a língua em vários momentos do cotidiano, para que ela se torne mais presente e o aluno se torne mais confiante.

Confira abaixo algumas maneiras de complementar o aprendizado de inglês com algumas atividades do dia-a-dia:

Explorar aplicativos de celular

Hoje, existem muitos aplicativos voltados para aprender inglês no celular, como é o caso do Simpler. Lançado em janeiro no Brasil, o app classifica alunos em diferentes níveis, disponibilizando o material referente àquele nível particular. O Simpler também possui toda a gramática necessária e uma lista diária de 10 novas palavras para aumentar o vocabulário. Na versão paga, é possível se tornar um detetive virtual e resolver crimes em inglês.

Juntar a praticidade com a interatividade é um bom caminho. Com o fácil acesso ao celular, o aplicativo é estruturado para gerar um aprendizado de forma leve. O Simpler já está disponível para download em Android e iPhone (iOS).

Ouvir músicas em inglês

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universal Music em 2018, os brasileiros são os que mais escutam música, em diferentes ocasiões. Dos entrevistados, 66% escutam nos momentos de descanso, 58% enquanto cuidam da casa, 53% preferem ouvir no trânsito e 51% com amigos, enquanto 48% escutam no caminho para o trabalho. Ou seja, a música está presente nos mais diferentes contextos da vida dos brasileiros.

Adicionar músicas em inglês nessas diferentes playlists é uma boa forma de aprender a língua. Tentar prestar atenção é essencial. Entender a letra e as palavras que são ditas, assim como o que significam juntas naquele contexto, é um ótimo exercício de listening. Dessa forma, é possível treinar os ouvidos sem ser através de frases prontas de livros de inglês e, ainda, aprender a letra de uma música preferida.

Assistir séries

O aprendizado de inglês através de séries parte do mesmo princípio da utilização de músicas para assimilar a língua. Com a popularização das plataformas de streaming no Brasil, as séries ganharam um espaço na vida dos brasileiros.

Uma boa dica é, primeiro, trocar as legendas do filme para inglês. Dessa forma, é possível juntar o que a personagem está falando com a forma da palavra escrita, exercitando a pronúncia em inglês. Esse é um ótimo exercício para compreender o som das letras em inglês e saber diferenciá-las.

Um próximo passo pode ser retirar as legendas e ficar apenas com o áudio. Esse também é um treinamento de listening, assim como as músicas, mas mais extenso. Vale lembrar que as séries refletem dialetos específicos de cada nacionalidade, compreendendo o uso de gírias, então usar essa forma de entretenimento como um aprendizado pode ajudar o aluno a assimilar o humor nas colocações e colocá-lo em uma fluência mais próxima da nativa.

Jogar jogos na língua

No ano passado, o Brasil ocupava a posição de maior mercado de games da América Latina. Com essa prática de entretenimento crescendo cada vez mais, exercitar a língua inglesa nesses momentos também é uma boa solução para inserir o inglês cada vez mais no dia-a-dia.

Seja no console, no computador ou no celular, mudar a língua em que as instruções que o jogo aparecem e a fala das personagens ajuda a exercitar a gramática, a compreensão e a audição de diferentes palavras em inglês.