You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Mercado de carros clonados no Brasil. Como não cair em ciladas

Mercado de carros clonados no Brasil. Como não cair em ciladas

Já pensou estar pesquisando pela internet informações sobre seu veículo e receber a notícia de que ele tem um “irmão gêmeo”. Pois é, pode parecer engraçado, mas à clonagem de veículos é uma triste realidade no país e pode gerar inúmeros problemas.

Segundo dados do DETRAN de São Paulo, o número de carros clonados triplicou nos últimos três anos e em cada duas horas, em média, um veículo ganha uma cópia, gerando problemas com multas indevidas ou até mesmo envolvimento em crimes, para os donos originais.

Para ajudar a não cair nas armadilhas e acabar comprando um carro clonado, a Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos, listou algumas dicas importantes:

  • Pesquise: antes de qualquer passo, faça uma verdadeira varredura sobre o carro que deseja comprar. Existem hoje algumas plataformas que ajudam a levantar dados apenas inserindo os dados das placas;
  • Propostas incríveis demais: já diziam os antigos, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Pois o mesmo vale na hora de comprar um carro. Caso o preço esteja atraente demais e muito abaixo do mercado, desconfie e faça (refaça) as pesquisas, caso seja necessário;
  • Documentação: caso você se interesse por um carro, peça todos os documentos originais. Muitas vezes os golpistas fazem uso de documentos em segunda via e isso pode ser sinal de problemas com clonagem. Em nossa plataforma, por exemplo, é possível fazer consulta de todo o histórico do veículo apenas pela placa do carro, que te dá maior segurança na hora de adquirir o carro ou moto.
  • Inspeção profissional: você fez todos os testes e tudo parece ok. Ótimo! Mas ainda assim, vale levar o carro em um profissional renomado e de sua confiança para que ele faça uma verdadeira inspeção em todos os itens;

Se mesmo assim,seu veículo for clonado, o primeiro passo é procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência (BO), evitando envolvimento com possíveis delitos. Fique de olho ;)