You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Mercado Livre de Energia Elétrica acredita que MP da liberdade econômica beneficia setor

Mercado Livre de Energia Elétrica acredita que MP da liberdade econômica beneficia setor

Abraceel acredita que o estímulo à livre iniciativa favorece abertura do mercado livre de energia brasileiro

O Senado aprovou o texto da Medida Provisória 881 que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica com proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica.

As proposições da MP 881 vão ao encontro dos propósitos defendidos pela Abraceel e fortalece o que a Associação demanda em suas contribuições às consultas públicas 76 e 77 do Ministério de Minas e Energia (comercializador varejista e abertura de mercado). Nelas, a Abraceel defende o fim da reserva de mercado e das barreiras de ingresso de novos consumidores no mercado livre de energia.

A MP 881 abre um caminho para que a economia brasileira tenha o direito de livre concorrência assegurada em todos os negócios. Com isso, o mercado livre ganha mais um mecanismo em benefício do consumidor, entregando em suas mãos, o poder de escolher seu fornecedor de energia entre as opções que serão disponibilizadas, quando a MP for sancionada.

“Apesar de existir um longo caminho, já enxergamos um direcionamento estratégico para o nosso setor”, diz Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Abraceel.

Sobre a Abraceel: A Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 93 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural. Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 185 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 30% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e atende a mais de seis mil consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 29% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período.

Informações para a imprensa Abraceel:

Fran Press Comunicação Corporativa   (11) 3129-3981

Top stories in your inbox!