Mineiros acreditam que empresas de telecomunicações tem os piores serviços de SAC, aponta pesquisa

4 months ago

Não existe um bom momento para se fazer uma reclamação de um produto ou serviço. E além do estresse já causado pela falha, insuficiência ou problema, ainda temos que entrar em contato com algum serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e em geral, esperar muito para que a situação ser resolvida, isso, nas vezes que a solicitação é atendida.

A prova de que temos muito a melhorar nesses serviços está no relatório “Novas regras de engajamento do consumidor - Brasil” idealizado pela Freshworks, fornecedora líder de software de interação com o cliente baseado na nuvem, em parceria com a Toluna, provedora líder de insights de consumidor para a economia sob demanda, que entrevistou mais de mil consumidores em seis estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Min as Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em Minas Gerais, o estudo descobriu, entre outras informações, que as empresas dos segmentos de mídia/internet são as que melhores atendem os clientes, com 32% dos entrevistados aprovando o serviço dessas companhias. Em seguida temos telecomunicações, com 16%, serviços prestados às empresas, com 11% e financeiras, com 10%.

“O desafio dos SAC é criar uma estratégia digital única que traduza a marca, seus valores e sua personalidade em um engajamento orientado por dados: uma experiência de assinatura do cliente. Algumas das empresas dos setores citados já começaram a se orientar e a aplicar essa experiência mais intuitiva a seus clientes, na Freshworks, sentimos que a premissa por trás da identificação de seu cliente é criar uma visão única, consolidar vários pontos de dados, provavelmente de fontes diferentes, de forma coesa, para que você possa realmente se envolver com esse cliente”, afirma Anand Venkatraman, vice-presidente de parcerias da Freshworks.

Telecomunicações devendo

Apesar de nos dados acima, 16% das pessoas dizem que acreditam que as empresas de telecomunicações tem um atendimento acima da média, elas ainda tem muito a melhorar. Quando perguntados “Qual indústria oferece as piores desculpas para o mau serviço?”, quase 60% dos entrevistados em Minas afirmam que essas empresas dão os piores motivos por algum problema. Em um distante segundo lugar estão as empresas de finanças, com 11%, seguidas de varejistas (10%) e planos de saúde (9%).

Veja o estudo completo aqui.

Nota ao editor

(Pesquisa realizada no dia 11 de fevereiro de 2019 com 1041 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês)

Carlos Silva

Published 4 months ago