You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

MTM Tecnologia anuncia aplicativo para agendamento de doação de sangue durante surto do novo coronavírus

Ferramenta, doada pela MTM Tecnologia, simplifica processo de agendamento e identificação de postos de coleta para doações de sangue em todo o Brasil

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, a MTM Tecnologia anuncia o lançamento do Aplicativo Sangue Verde Amarelo, aplicação móvel para agendamento de doação de sangue em estádios. Doado pela MTM Tecnologia, o aplicativo faz parte de uma ação de parceria entre a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com apoio da Associação Paulista de Medicina (APM) e a Associação Brasileira de Linfoma, entre outras organizações.

“Logo nas primeiras semanas da pandemia de COVID-19 no Brasil houve uma drástica queda dos estoques de sangue em grande parte do País, o que pode comprometer o atendimento aos pacientes que necessitam de transfusões de sangue e derivados”, afirma Gustavo Perez, Diretor-Executivo da MTM Tecnologia. “Nosso objetivo é, com o app Sangue Verde Amarelo, manter os estoques dos bancos de sangue durante esta crise e incentivar a doação voluntária de sangue de forma segura e ágil, evitando aglomerações”.

A solução permite, entre outras coisas, o agendamento de números limitados de doadores com horário a escolha do doador e de maneira compatível com a capacidade de coleta do local da doação, evitando grande fluxo de candidatos no mesmo horário, visando garantir a segurança dos voluntários e das equipes de saúde.

Com o app, os usuários poderão encontrar informações sobre os postos móveis instalados em estádios, detalhes a respeito da doação e quem está apto a contribuir, receber alertas de confirmação e lembrete dos agendamentos realizados e preencher uma pesquisa de satisfação que é enviada automaticamente para o doador após a doação. “Além disso, teremos o recurso para agendamento on-line da coleta para o doador. Em breve disponibilizaremos um funcionalidade para que os serviços de hemoterapia interessados em participar possam se inscrever para que a comissão organizadora verifique se o Estádio correspondente à cidade estará disponível para a doação. Também iremos informar aos usuários do app sempre que um evento estiver ocorrendo em sua região”, acrescenta Perez. Para realizar o agendamento, os usuários deverão preencher um cadastro básico com informações de contato. Além disso, é necessário informar se já doou sangue – caso a resposta seja positiva, o doador precisará destacar o mês e o ano da última coleta. Os critérios e as idades permitidas para os participantes e a frequência de doações estarão disponíveis no sistema, no momento da conclusão do cadastro, bem como orientações quanto à documentação necessária.

O aplicativo integra o projeto “Doação Segura”, instituído pela ABHH na campanha Sangue Verde e Amarelo, e já está disponível para download nas lojas online App Store (iOS) e Google Play (Android). A aplicação integra, também, as ações em grandes estádios de todo o País, como a iniciativa realizada entre os dias 7 e 9 de abril, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), que mobilizou mais de mil doadores. A próxima etapa acontece no Allianz Parque, também em São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de maio.

“O cenário da pandemia do novo coronavírus inevitavelmente ameaça a continuidade do tratamento e até põe em risco a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue”, explica o hematologista e hemoterapeuta Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. “Por isso não medimos esforços para lançar a Campanha Sangue Verde e Amarelo e deixamos claro que a doação de sangue não representa risco de contaminação, basta que os cuidados de evitar aglomerações, como o agendamento, sejam seguidos”, completa Langhi ao exaltar a Campanha Sangue Verde e Amarelo e agradecer aos parceiros.

Top stories in your inbox!