Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Lawtech

NetLex quer resolver morosidade na gestão de documentos em escritórios de advocacia

  • Felipe Mendes

    Felipe Mendes

    Felipe is our journalist at Polinize. We are committed to helping all stakeholders understand why, when and how technology can - and cannot- support better them.

    More posts by Felipe Mendes.
    Felipe Mendes

Para a equipe da NetLex, o processo de criação e gestão de documentos ainda é algo mal resolvido em escritórios de advocacia e setores jurídicos de empresas de todo o mundo. E o desafio de superar essa questão é o que move a equipe da empresa. “Somos ambiciosos. Iremos resolver esse problema”, diz Flávio Ribeiro, CEO.

Flávio explica que muito tempo ainda é perdido na burocracia de formalização de contratos ou gestão de obrigações de cada parte. A elaboração manual dos documentos representa um gargalo nos negócios, levando em conta a perda de tempo e a qualidade do material produzido. Foi pensando nisso que a empresa criou a plataforma de automatização da criação de documentos.

Um questionário inteligente é a chave para acelerar os processos. A empresa foi criada em 2014, com profissionais da área de Ciências da Computação e do Direito. “Tínhamos a visão de que o processo de elaboração e gestão de documentos era lento e burocrático, muito embora tenha um papel central na vida das empresas e escritórios de advocacia. Assim, resolvemos criar tecnologias para solucionar esse problema”, relata Ribeiro.

Hoje, 20 dos 100 maiores escritórios de advocacia do Brasil são clientes da NetLex. Além disso, a plataforma é usada em empresas de médio e grande porte, como Localiza, ArcelorMittal e Cosan, que utilizam a ferramenta em seus departamentos jurídicos e também nas áreas de suprimeitos e vendas.

“No início, foi difícil ganhar a confiança dos advogados. Tivemos que fazer um trabalho de evangelização para mostrar que a tecnologia era uma aliada, podia ajudá-los a fazer tarefas repetitivas com rapidez e qualidade, liberando tempo para o que realmente importa. Hoje, apesar de ainda enfrentarmos alguma resistência pontual, a visão do mercado mudou. A grande maioria já percebeu que esse é o futuro e que podem obter inúmeros benefícios”, complementa o CEO da NetLex.

“Confiamos que estamos em um cenário positivo. Com o surgimento da AB2L, as empresas da área estão cada vez mais organizadas, criando uma rede forte de conexão interna e com o mundo dos negócios, ampliando, também, o canal de comunicação com a OAB”, encerra Flávio Ribeiro.

Felipe Mendes

Felipe Mendes

Felipe is our journalist at Polinize. We are committed to helping all stakeholders understand why, when and how technology can - and cannot- support better them.

Read More
NetLex quer resolver morosidade na gestão de documentos em escritórios de advocacia
Share article