O Grupo Netshoes, responsável por marcas como Netshoes, Zattini e Shoestock, acaba de lançar novidades logísticas para clientes finais e para lojistas parceiros que operam em seu marketplace. Os sistemas Compre e Retire e Netshoes Entregas já estão operando.

O Compre e Retire foi pensado para clientes finais da empresa, e foi implantado primeiro na Zattini, e representa uma nova forma de entrega. Os produtos comprados na loja virtual podem ser retirados em qualquer uma das mais de 6,7 mil agências dos Correios habilitadas para o serviço em todo o país.

No processo de compra, o consumidor tem acesso a uma lista de pontos de retirada próximos à região onde mora, depois de indicar estado, cidade e bairro. O sistema permite, ainda, optar pelo frete normal ou expresso. E o cliente é notificado via SMS quando a encomenda é entregue na agência escolhida.

Desenvolvido em parceria com os Correios, o modelo é pioneiro no mercado de e-commerce. Com ele, a Netshoes se tornou a primeira empresa de e-commerce do país a oferecer esse tipo de modalidade com abrangência nacional. O próximo passo, agora, é estender o serviço para os clientes das marcas Netshoes e Shoestock.

“O e-commerce é um importante meio de democratizar o acesso a produtos, mas ainda há endereços sem CEP, por exemplo, o que limita a possibilidade de entrega. Com o Compre e Retire, colaboramos não somente pela oferta de um novo serviço, mas também no objetivo de democratizar ainda mais o acesso aos artigos disponíveis em nossas lojas a mais pessoas”, afirma Márcio Chammas, diretor de logística da companhia.

Segundo Chammas, ainda há uma grande parcela da população que não compra pela internet por não ter como receber suas encomendas em casa ou no local de trabalho durante o horário comercial. O sistema foi implantado para atender também às demandas desse público.

“O Compre e Retire é mais um elemento que ajuda a alimentar o círculo virtuoso da experiência. Ao atender a uma necessidade do consumidor, isso também é refletido na performance do negócio, como o aumento da taxa de conversão e fidelização do cliente”, destaca Chammas.

Netshoes Entregas

A outra novidade logística recém-lançada pretende otimizar a cadeia de entregas dos produtos vendidos por lojistas parceiros que operam no marketplace da empresa. O Netshoes Entregas torna a Netshoes responsável por todo o processo de entrega do pedido até a chegada às mãos dos clientes.

“Nossos parceiros otimizam a sua cadeia uma vez que não terão que se preocupar em estabelecer parcerias com diversos transportadores. A Netshoes, por sua vez, além de oferecer mais uma facilidade a seus parceiros, consegue fazer toda a gestão do pedido, de ponta a ponta, garantindo a excelência do serviço. E sob o ponto de vista do cliente, ele terá sua experiência de compra aprimorada, assim como terá à sua disposição o rastreamento completo do seu pedido”, afirma Chammas.

O sistema já está disponível aos lojistas parceiros dos marketplaces da Netshoes e Zattini. Os clientes podem identificar a disponibilidade na página do produto.