As novas experiências digitais do varejo

a month ago

Por: Carol Tiago

 

Por Willem Van Dijk, Vice-Presidente de Estratégia em Plataformas de Dados da Stibo Systems

Na era do comércio digital, varejistas de quase todos os segmentos já perceberam que conquistar os consumidores tornou-se uma tarefa extremamente complexa e fragmentada. Isso porque, mesmo com as formas de contato se multiplicando diariamente, os clientes agora exigem uma experiência totalmente consistente e integrada, demandando uma alta expectativa para todas as frentes de contato, incluindo comércio eletrônico, compras por mobile e lojas físicas. Eles esperam que as marcas forneçam experiências excepcionais e que facilitem a pesquisa e compra dos itens de que precisam, independentemente do canal. Devido a esse novo cenário, é fundamental que as maras tenham acesso informações precisas e completas de clientes e produtos se desejarem alcançar a liderança de mercado e bons resultados financeiros com as vendas.
Isso cria uma extensa carga de dados, uma vez que reunir informações ricas sobre todos os produtos se torna um processo difícil, extenso e de várias etapas. Além da maior carga de dados, no entanto, há ainda a demanda por atender regulamentos cada vez maiores, que variam de acordo com a região e exigem uma conformidade estrita de informações sobre os itens e serviços.
Uma das soluções mais inovadoras disponíveis atualmente é o PDS (sigla em inglês para Product Data Syndication), solução que permite aos varejistas coletarem informações personalizadas e com maior facilidade sobre seus fornecedores e, ao mesmo tempo, distribuir os controles de dados necessários. Esse sistema automatiza processos de agrupamento dos dados e equipa os fornecedores com uma maneira eficiente de trocar informações com varejistas e distribuidores para produtos exclusivos, consistentes e de alta qualidade.
As carcas precisam reunir muito conteúdo estruturado para suas categorias de produtos para que os consumidores possam encontrar, visualizar, pesquisar, comparar e comprar com facilidade em todos os seus canais. Os clientes desejam os produtos mais recentes de seu revendedor preferido, logo, não se trata mais de sacrificar a qualidade dos dados por velocidade: os dois são necessários. No mais, você, como varejista, precisa fornecer a mais ampla variedade de produtos, com informações ricas, facilmente comparáveis e corretas.
O problema, porém, envolve a coleta consistente de dados diferentes de inúmeros fornecedores para cada categoria. Fornecedores de soluções ofereceram algumas maneiras de fazer isso, incluindo depósitos de dados. Seguem abaixo em mais detalhes:

— Conjuntos de dados fornecem acesso a informações padronizadas. A desvantagem dessa abordagem é que o mesmo conteúdo é disponibilizado para vários varejistas. Isso significa que seus concorrentes podem disponibilizar as mesmas informações em seus sites, reduzindo assim sua singularidade e afetando sua posição em rankings de pesquisa. O conteúdo de um depósito de dados não será organizado de acordo com a maneira como a sua marca se comunica e não incluirá nenhum atributo especializado ou conteúdo personalizado específico para sua experiência com o digital ou loja física. Além disso, a qualidade geralmente é baixa.

— Os portais de fornecedores permitem a eles oferecer o conteúdo necessário. No entanto, suas equipes internas precisam executar muito trabalho adicional para manter e administrar essa infraestrutura, garantindo assim que os dados sejam consistentes, atendam aos requisitos e sejam entregues on-line ou na loja no formato adequado. Isso também requer tempo e recursos significativos.

— Alguns varejistas também entregam planilhas aos fornecedores, mas esse é um processo manual e trabalhoso para o fornecedor. A inserção manual de dados pode quebrar modelos e as ações de copiar e colar normalmente levam a dados imprecisos ou descuido pelos gerentes de produto.

— Os varejistas também podem usar fornecedores de serviços de conteúdo, mas essa abordagem é não é ideal pelo fato de utilizar um terceiro como intermediário, este remove o relacionamento direto com seu fornecedor. Como resultado, a qualidade dos dados geralmente está incompleta ou desatualizada. Além disso, os custos geralmente são altos.

Ao invés disso, o que os varejistas precisam é de um processo rápido e eficiente que agilize a coleta de conteúdo dos fornecedores, oferecendo-lhes a liberdade e a facilidade de usar suas próprias planilhas ou API para prover dados. Eles precisam de um meio para que os fornecedores capturem instantaneamente erros e apague esses dados antes que as informações do produto sejam entregues às equipes de comerciantes de um varejista. Os varejistas também devem ter a capacidade de compartilhar requisitos de dados sem esforço e simplificar o carregamento de dados específicos por categoria de fornecedor, visualizar sua posição no processo de integração, além de permitir que os fornecedores contemplem o feedback de equipes do merchandising, marketing e comércio eletrônico do varejista.
O PDS é uma plataforma otimizada baseada em Nuvem para troca de dados que cria e mantém informações sobre o produto, incluindo suas especificações, cópia, imagem e dados da cadeia de suprimentos para seu uso em todos os pontos de compra. Isso permite que os varejistas forneçam uma maneira superior e com um esforço extremamente baixo para seus fornecedores enviarem dados valiosos do produto, necessários para criar experiências excepcionais on-line e na loja.
A plataforma permite que os fornecedores troquem dados do produto com os varejistas no formato de que desejam. Eles podem atribuir e fazer upload de produtos aos canais, validar os dados quanto à sua especificidade, adaptá-los e prepará-los para a entrega aos varejistas.
O PDS fornece uma troca direta e transparente de informações entre varejistas e fornecedores. Se um varejista alterar estruturas de dados, atributos ou validações, essas alterações serão refletidas automaticamente na plataforma. Além disso, o PDS fornece uma API que permite o aumento de dados através de fontes terciárias, como BrandBank, Kwikee e 1WorldSync.
Os varejistas podem aprimorar o uso dessas fontes pré-carregando os números de item de comércio global (GTINS) e injetando imediatamente os dados de terceiros no minuto em que um GTIN é configurado por um fornecedor e identificado pela plataforma PDS. Isso acelera o processo de configuração do item, reduzindo o tempo necessário para o fornecedor prover os dados do produto ao varejista uma vez que os dados foram preenchidos previamente.
Os principais varejistas sabem que o conteúdo de seus produtos é um ativo que melhora diretamente as experiências dos clientes. Em vez de depender de uma infinidade de processos manuais e custosos que exigem inúmeras etapas e recursos, os varejistas hoje têm uma escolha melhor.
Plataformas PDS de distribuição de dados de produtos permitem maior controle, maximiza a eficiência e a precisão da troca de dados, minimizando os esforços das equipes porque todas as atividades passam a ser automatizadas. Uma variedade mais extensa de produtos pode ser obtida e descrita de uma maneira mais eficaz, utilizando menos recursos e a um menor custo. O resultado é uma experiência de compra superior para os clientes, o que melhora as conversões, aumenta o tráfego de consumidores e gera crescimento de receita. As principais marcas mundiais já estão investindo em tecnologia para mudar os resultados dos seus negócios. Resta saber quando o Brasil vai seguir o modelo internacional e parar definitivamente de controlar estoques e tabelas de produtos com planilhas manuais.

Sobre a Stibo Systems
A Stibo Systems, empresa especializada em Gestão de Dados Mestres, fornece soluções confiáveis em MDM - Master Data Management, com base em uma abordagem exclusiva voltada para pessoas e negócios. A Stibo Systems promove a transformação digital nas empresas, tornando-se a força que revela o valor estratégico dos dados mestres, fortalecendo a experiência do cliente e impulsionando a inovação e o crescimento das organizações. É uma subsidiária privada do grupo Stibo A / S, fundada em 1794 com sede corporativa em Aarhus, na Dinamarca.
Para mais informações, visite www.stibosystems.com/pt-br.

Comments?