You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Orçamento Familiar: Você conhece a regra 50/30/20?

Especialista da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP explicam como funciona e como aplicar no dia a dia

Atualmente, mais da metade dos brasileiros - aproximadamente seis em cada 10 - não tem controle financeiro, segundo a última pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A falta de planejamento financeiro é um dos principais motivos de endividamento das famílias brasileiras. Por isso, é preciso sempre levar em consideração não apenas os gastos essenciais, mas também determinar o quanto cada família investe mensalmente em outros aspectos, como lazer, por exemplo.

“O que é essencial e o que é supérfluo no meu dia a dia? Investir ou quitar dívidas antes? Esses são questionamentos que sempre aparecem na hora de fazer um planejamento financeiro. Hoje, a maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento e isso acarreta em vários problemas, como o endividamento. Por isso existem algumas regras básicas que podem ajudar muito nesta organização, como a regra 50/30/20, um modelo simples e eficaz que ajuda a facilitar o orçamento familiar”, destaca o gerente do Sicredi em Campinas, Carlos Liberato.

50% sobrevivência

Lidar com dinheiro exige, além de disciplina, muita organização, equilíbrio e controle. “Essa regra vale independentemente do salário. É importante saber que 50% da renda deve sempre ser utilizada para bancar os chamados gastos fixos e essenciais para a sobrevivência.  Entre elas podemos citar moradia (aluguel, condomínio, IPTU); contas de luz, água, internet, telefone; alimentação; e transporte. Fazer uma planilha com o orçamento mensal e controlar o total dessas contas para ver se elas equivalem a 50% do seus rendimentos é um bom início. "Caso contrário, é preciso rever contratos e valores para tentar se adequar a isso”, explica.

30% qualidade de vida

Essas são as despesas que geralmente têm muito impacto na vida financeira, portanto são as que as pessoas precisam sempre ficar de olho. “Aqui entra a lista de “desejos e estilo de vida”, que geralmente é onde mais temos descontrole. Apesar de ajudarem muito na qualidade de vida, elas são também as que mais dão dor de cabeça na hora de organizar a planilha. Por isso, o indicado é sempre separar apenas 30% do orçamento para isso: despesas pessoais (beleza, roupas); viagens; cinema e teatro; restaurantes; TV a cabo; e outras assinaturas. Aqui sempre é importante pensar se você realmente precisa daquilo ou é apenas um desejo que a pessoa pode postergar ou deixar de lado”, argumenta.

20% investimentos e dívidas

Aqui está uma das mais importantes, porém a mais esquecida na hora de controlar os gastos. “Guardar 20% da renda mensal deve ser uma prioridade. Esse valor deve ser destinado primeiro para quitar dívidas e depois para investimentos a curto e longo prazos, para que a pessoa possa ter uma reserva de emergência. Esse valor pode ser flexível quando necessário. Por exemplo, se existem muitas dívidas, o ideal é reduzir os gastos com a parte do estilo de vida e aumentar as economias aqui”, ressalta.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Top stories in your inbox!