You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Os analíticos de vídeo poderão ajudar as empresas a voltar ao normal após a crise do COVID-19

Os analíticos de vídeo poderão ajudar as empresas a voltar ao normal após a crise do COVID-19

Uri Guterman, chefe de Produto e Marketing da Hanwha Techwin Europa, destaca as soluções da indústria da vigilância para enfrentar o cenário atual.

A Hanwha Techwin, uma empresa líder global em soluções de vigilância por vídeo, está ciente que governos de todo o mundo, determinados a conter ou retardar a propagação da doença, estão fechando cidades inteiras ou, no mínimo, exigindo o fechamento temporário de locais onde as pessoas se reúnem em grande número, como lojas, restaurantes, bares, etc.

No entanto, em algum momento em um futuro não muito distante, o número de pessoas com teste positivo para COVID-19 começará a declinar e a reabertura segura desse tipo de negócio será considerada. Inevitavelmente, as regras do distanciamento social terão que permanecer e isso provavelmente significa que apenas um número específico de pessoas pode estar em uma área controlada a qualquer momento.

A importância da inteligência artificial e da análise de vídeo na luta contra o Covid-19

Existem muitos ambientes em que cumprir essa limitação será desafiador. Bares e clubes, por exemplo, estarão desesperados para reabrir o mais rápido possível, mas, para isso, terão que empregar pessoal adicional na porta apenas para contar o número de pessoas que entram e saem. Para empresas que já lutam para sobreviver, o custo de contratação desses funcionários adicionais pode ser uma grande limitação.

Felizmente, existe uma solução simples disponível que pode ser implementada rapidamente e provará ser muito mais econômica e precisa do que contratar alguém para fazer o mesmo trabalho. A referida solução vem na forma de câmeras de vigilância por vídeo com análise de vídeo para contagem de pessoas, que podem fornecer informações em tempo real sobre o número líquido de pessoas nas instalações em um determinado momento ou pessoas entrando e saindo. Os dados podem ser exibidos em um formato fácil de entender em smartphones, laptops e PCs para fornecer um aviso antecipado de que os números permitidos estão perto do limite permitido.

Segundo Uri Guterman, chefe de Produto e Marketing da Hanwha Techwin Europa, os integradores, sem dúvida, serão capazes de identificar muitas outras configurações sociais nas quais a contagem de pessoas ajudará a garantir que as regras de distanciamento social sejam implementadas e verificadas.

“Ainda não sabemos como essas regras evoluirão quando a atual crise terminar, mas shoppings, galerias de arte e museus são apenas mais alguns exemplos de onde a solução pode ser efetivamente implementada”, afirmou Guterman.

Funcionalidade de contagem de pessoas para ajudar a determinar a ocupação em uma determinada área

Em palavras do especialista, anteriormente, os recursos foram desenvolvidos para ajudar os varejistas a entender melhor o comportamento do cliente, como as funcionalidades de contagem de pessoas disponíveis no Retail Insight: análise de vídeo capaz de identificar níveis de ocupação e fornecer uma ferramenta poderosa para identificar se muitas pessoas estão se reunindo em áreas específicas.

Outro exemplo disso é a análise de vídeo da AI-Crowd, desenvolvida pelo parceiro de tecnologia da Hanwha Techwin, AI Tech, que pode fornecer uma estimativa do número de pessoas presentes em áreas lotadas, onde se espera que elas se movam lentamente ou parem, enquanto AI-Crowd gera um alerta se a ocupação de uma área exceder um limite especificado.

Assim como nas análises de contagem de pessoas, essa solução pode ser rapidamente implantada e usada imediatamente, pois pode ser integrada à câmera, que possui um chipset de plataforma aberta com capacidade de processamento suficiente para isso.

Muitas câmeras suportam áudio bidirecional e, como tal, permitem que os operadores se comuniquem com os visitantes que precisam sair da área.

Vídeo de análise inteligente

Além desses aplicativos especializados de análise de vídeo, um grande número de câmeras IP de fabricantes como Hanwha Techwin incluem várias formas de análise como padrão, sem a necessidade de pagar uma licença. A última geração de câmeras Wisenet, por exemplo, é equipada com um conjunto de análise de vídeo inteligente, que inclui direção de entrada / saída e detecção de rosto. Combinações dessas várias formas de análise de vídeo podem ser configuradas para formar uma barreira digital eficaz e econômica.

A Inteligência Artificial (IA) ajudará a reduzir as taxas de criminalidade?

Com a ameaça de aumento da atividade criminosa, os operadores da sala de controle precisarão de toda a ajuda possível para obter e verificar visualmente qualquer atividade suspeita e, se necessário, direcionar o pessoal de segurança para lidar com qualquer incidente. Quanto mais cedo eles conseguirem, melhor e com relação a esse assunto, será lançada em breve uma nova linha de câmeras Wisenet equipadas com análise de vídeo com base em "Machine Learning". Isso garantirá que os operadores não fiquem frustrados com alertas de "falsos positivos" que, dependendo do ambiente, podem ser gerados pelas formas existentes de análise de vídeo, bem como por alarmes falsos que normalmente são gerados por sensores de proteção de perímetro e contra intrusos.

Essas câmeras serão capazes de detectar e classificar simultaneamente vários tipos de objetos; incluindo pessoas, veículos, rostos e placas. Mais importante ainda, ignora os ruídos de imagem, animais, além de mover árvores e nuvens; o que normalmente pode ser a causa de alarmes falsos.

Os algoritmos de IA incorporados nessas novas câmeras também fornecerão maior precisão na contagem de pessoas.

Soluções inovadoras para 2020 e além

Para Guterman, em um futuro não muito distante, veremos a introdução de aplicativos de IA desenvolvidos pela Hanwha Techwin e seus parceiros de tecnologia, que melhorarão os sistemas de vigilância por vídeo a um nível que pode não parecer possível no momento.

“Muitas das inovações planejadas ajudarão ainda mais as empresas que buscam operar em um mundo onde o distanciamento social continuará sendo uma questão muito importante por algum tempo”, comentou o especialista da Hanwha Techwin.

Câmeras com Instalação rápida

Além disso, Guterman diz que esses avanços na tecnologia de vigilância por vídeo também fornecerão ao pessoal de segurança ferramentas poderosas para ficar um passo à frente dos criminosos.

“Infelizmente, é improvável que o crime seja contido neste momento difícil. Provavelmente, eles estão procurando tirar proveito de uma situação em que muitos locais de varejo estarão desocupados. Certamente não faltam câmeras de alto desempenho disponíveis que permitem aos operadores da sala de controle detectar qualquer atividade suspeita, mas os modelos que fazem parte da série Wisenet X Plus merecem uma menção especial”, afirmou.

O design modular magnético em quatro partes das câmeras Wisenet X Plus permite que ela seja instalada muito mais rapidamente do que outras câmeras de especificação semelhante. A capacidade de pré-configurar a rede IP sem a necessidade de remover os módulos de câmera da embalagem também reduz o tempo que um engenheiro gasta no local e / ou pode causar interrupções, assim como os PTRZs motorizados das câmeras. Que permitem aos instaladores inclinar, girar e ampliar a posição da lente para estabelecer o campo de visão da câmera remotamente.

Uma perspectiva positiva

“Os fabricantes já estão se esforçando para oferecer produtos que ajudem os usuários finais a agregar valor às suas soluções de vigilância por vídeo e a crise atual os fez pressionar ainda mais. Felizmente, nossa indústria possui ótimos engenheiros de design e desenvolvimento que ajudarão a enfrentar o desafio e garantirão que todos contribuamos para tornar as empresas "abertas aos negócios" novamente o mais rápido possível”, concluiu Guterman.