You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Pandemia: A importância do rastreamento em momentos de instabilidade

Pandemia: A importância do rastreamento em momentos de instabilidade

*Por Frederico Menegatti

No último dia 11, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (Covid -19) como uma pandemia mundial. A doença, que já atingiu mais de 110 países e mais de 350 mil casos de contágio, vem deixando o mundo em estado de alerta. Como tem provocado diversas formas de paralisação, a economia mundial, em diversos setores, já sente os efeitos da quarentena.

Em uma entrevista concedida pelo Angel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, ou clube dos países ricos), à BBC, o choque econômico já é maior do que a crise financeira de 2008 ou a de 2001, após os ataques de 11 de setembro daquele ano. A previsão dele é que tenhamos apenas um crescimento global de 1,5%, - o que para mim já soa otimista demais.

Aqui no Brasil, já podemos ver sinais de alertas. Na última semana o varejo teve uma queda de 25,2% das vendas em relação à semana anterior e a Via Varejo, marca dona da rede de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, teve que fechar mais de mil lojas. Se ela, um dos maiores players varejistas do país, já sentiu esse baque, imagina os pequenos e médios empreendedores que mais do que nunca precisam continuar em operação?

Acredito que nesse momento, mesmo que tenebroso, não se pode deixar a peteca cair e devemos buscar alternativas para perder o menos possível. Além disso, é preciso buscar alternativas cabíveis que permitam um gerenciamento de atividades à distância, já que toda a população está proibida de sair de casa, até a segunda ordem. Para quem precisa continuar na atividade e acompanhar a chegada e saída das mercadorias, as tecnologias de rastreio têm muito a agregar e ajudar a sanar esses e outros possíveis gargalos no mercado atual.

Graças à interne e a conectividade, já existem disponíveis ferramentas de rastreamento que oferecem a melhor comodidade para o gerenciamento dos automóveis e das frotas. Por meio de tais soluções, empresários de quaisquer segmentos podem acompanhar o veículo de forma remota, sem a necessidade de contato físico, algo que precisamos evitar nesse momento.

A busca de serviços de rastreamento era, até então, algo ainda incipiente e pouco procurado, mesmo diante de um vasto mercado que temos no Brasil. Mas aos poucos esse cenário tem mudado e esse momento de incertezas e onde os serviços de entregas se tornaram essenciais para ajudar a roda da economia a girar, pode ser algo benéfico para os players de rastreamento. Felizmente já é possível encontrar soluções completas e pouco complexas que oferecem uma gama rica de informações e processos que irão, não apenas sanar as dúvidas de quem começou a tatear o serviço de frotas recentemente, mas também a sanar possíveis gargalos em diferentes verticais.

Por isso, se você não quer se ver na situação da grande Via Varejo e quer melhorar sua produtividade e processos, ganhar eficiência na sua gestão de produtos e frotas, retendo lucratividade, precisa contactar uma empresa que oferece serviço de rastreamento já. Caso contrário, irá continuar vivendo na incerteza atual que a pandemia está “impondo” para todos. Pense nisso!


*Frederico Menegatti é CEO e fundador da Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento da América Latina

Top stories in your inbox!