Parceria entre Aceleradora Vale do Dendê e Assaí Atacadista vai beneficiar empreendedores do setor de alimentação

5 months ago

A alimentação fora do lar vem crescendo de forma contínua nos últimos 10 anos. De acordo com dados do IBGE, os brasileiros gastam 25% de sua renda com refeições em restaurantes, bares, lanchonetes e food trucks. De olho numa fatia deste bolo, um número cada vez maior de empreendedores vem investindo nesta área. Hoje, as empresas varejistas de comércio de alimentos e bebidas figuram na nona posição do ranking de atividades comerciais e respondem por 4,5% da receita operacional líquida de R$ 3,3 trilhões, gerada em 2016 (último dado disponível).

No entanto, abrir um pequeno restaurante, montar um carrinho de mingau ou um tabuleiro de quitutes é apenas o primeiro passo de uma longa trajetória para quem deseja se firmar e crescer no mundo da gastronomia. Afinal, o sucesso depende de múltiplos fatores e de nada adianta ter uma ótima mão para cozinhar, se o responsável pelo estabelecimento não domina técnicas de gestão de negócios, tampouco conhece estratégias de marketing para atrair e fidelizar a clientela.

Foi pensando neste imenso contingente de mulheres e homens que têm na culinária o seu principal ofício, que a Aceleradora Vale do Dendê e o Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, decidiram unir forças. Juntos, eles vão promover um processo inédito de Aceleração de Negócios da Alimentação, em Salvador. O foco são os empreendedores de pequeno e médio porte, especialmente os baseados nas periferias da capital da Bahia.

“Apoiar o desenvolvimento de microempreendedores é a vocação social do Assaí. Porém, sabemos que nenhuma grande mudança se faz sozinho. Por isso, além de oferecer gratuitamente capacitação online e presencial em gestão de negócios por meio do programa Academia Assaí Bons Negócios, também buscamos fomentar iniciativas locais que potencializem as competências empreendedoras desse grupo”, diz o gerente de sustentabilidade do Assaí Atacadista, Fabio Lavezo.

Paulo Rogério Nunes, CEO da Aceleradora Vale do Dendê, explica que a iniciativa terá como base uma metodologia própria, desenvolvida com foco nos empreendedores do subúrbio e dos bairros populares. “As dinâmicas serão voltadas para atividades práticas, valorizando o saber acumulado por estes empreendedores e empreendedoras”, destaca.

O lançamento do Edital de Aceleração de Negócios da Alimentação Vale do Dendê – Assaí acontece na sede da Holding Vale do Dendê, na Estação Nova Lapa, na terça-feira, 3/7, a partir das 19h, e contará com a presença de chefes de cozinha renomados e alguns dos mentores que participarão das dinâmicas. As inscrições poderão ser feitas por meio do link https://tinyurl.com/y3s57su4 publicado no site www.valedodende.org e nas demais redes sociais @valedodende, no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Para divulgar o Edital e dirimir eventuais dúvidas, a Vale do Dendê vai promover algumas Caravanas em bairros icônicos da cidade, nos quais a culinária se destaca como atividade econômica.

Serviço
Lançamento do Edital de Aceleração de Negócios da Alimentação Vale do Dendê – Assaí
Sede da Vale do Dendê (Estação Nova Lapa – loja 44 piso Térreo)
Quarta-feira 3 de julho, das 19h às 21h
Evento restrito a convidados

SOBRE O EDITAL DE ACELERAÇÃO DE NEGÓCIO DA ALIMENTAÇÃO VALE DO DENDÊ - ASSAÍ
Inscrições: de 14 de junho a 15 de julho (https://tinyurl.com/y3s57su4ou www.valedodende.org )
Quem pode participar: donos (as) de bares, restaurantes de pequeno porte, food trucks, tabuleiros... enfim, todos que atuam com culinária e gastronomia e se enquadrem nas regras do edital.
Número de vagas: 30 (no processo de pré-aceleração)
Patrocínio: Assaí Atacadista (Instituto GPA)
Realização: Aceleradora Vale do Dendê

Sobre a Vale do Dendê
A Holding Social Vale do Dendê foi criada em novembro de 2016 com o objetivo de ajudar a desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Salvador. É composta por três negócios que atuam com foco no impacto social: Escola, Consultoria e Aceleradora. www.valedodende.org/ @valedodende

Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 146 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2018, a rede inaugurou 18 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 24,9 bilhões, expansão de 24,2% em relação ao ano anterior.

Sobre o Instituto GPA
O Instituto GPA, braço social do GPA, atua na ampliação de oportunidades para que as pessoas possam despertar e desenvolver suas vocações e no fomento de ações de mobilização social que visem o despertar da empatia, da consciência e da transformação social.

Rosa Pellegrino

Published 5 months ago