Parceria entre Tata Consultancy Services (TCS) e Centro Paula Souza já impactou cerca de 6 mil profissionais em São Paulo

Ainda este ano serão criados cursos especiais para auxiliar na capacitação de pessoas com deficiência (PCDs)

A Tata Consultancy Services, empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, e o Centro Paula Souza, instituição do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas Etecs e Fatecs, comemoram o quarto ano de sua parceria que já impactou aproximadamente 6 mil estudantes em nível técnico, por meio da iniciativa Enable, e outros 40 em nível superior no estado de São Paulo. Para 2019, a união promete ainda mais novidades.

Em 2019 e até o momento, a TCS realizou processos de recrutamento de trainees nas Fatecs Osasco, Barueri e Carapicuíba, que geraram empregos para cerca de 107 estudantes. Nos próximos meses, a empresa espera contratar outras 40 pessoas para compor seu quadro no escritório de Alphaville. Além disso, recentemente, a Fatec Osasco recebeu Tushar Parikh, Country Head da TCS no Brasil e Head Latam para as áreas de Banking, Financial Services e Insurance, Novonil Bhattacharya, Diretor de RH da TCS para a América Latina, Saveeta Dsouza, Diretora de RH da TCS Brasil, além de representantes das Fatecs e do Centro Paula Souza, para um anúncio importante que irá enriquecer ainda mais a parceria entre as instituições e promover a transformação social: “a criação de cursos especiais para auxiliar na capacitação de pessoas com deficiência”.

A necessidade desta iniciativa no Brasil é bastante clara. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 8,9 milhões de pessoas com deficiência entre 18 e 64 anos. Apesar disso, apenas 0,9% do total de carteiras assinadas no país são desses cidadãos e, segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2016, apenas 418,5 mil PCDs estavam empregados no Brasil. A novidade promete inserir cada vez mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Além disso, em 2018, também a partir da parceria entre a TCS e a FATEC, foi lançado um curso de graduação de Design e Mídias Sociais, que já formou 40 estudantes em nível superior e tem como objetivo formar o profissional do futuro, pertencente à era do Business 4.0 (Inteligente, Agile, Automatizado e na Nuvem) - onde o digital passa a ser uma realidade em todos os setores das empresas. O curso reúne competências diversas, tais como programação, marketing digital, desenvolvimento de sistemas multimídia e mídias digitais, segurança da informação e análise de dados, além de planejamento estratégico, pensamento crítico e gerenciamento de marcas.

“Segundo o IDC Brasil, há hoje mais de 100 mil vagas não preenchidas em tecnologia no país. Para mudar este quadro, a TCS aposta no talento local, investindo fortemente na qualificação de mão de obra e preparação de profissionais para a era do Business 4.0, para que contribuam na condução de nossos clientes em suas jornadas de transformação digital”, afirma Tushar Parikh, Country Head da TCS no Brasil e Head Latam para as áreas de Banking, Financial Services e Insurance. “Isso só é possível por meio de parcerias com escolas e universidades, como as que estabelecemos e buscamos consolidar cada vez mais, como esta iniciativa de sucesso com o Centro Paula Souza”.

“Na TCS, os colaboradores são nossa maior força. Acreditamos e investimos bastante nos talentos brasileiros por meio de parcerias como a que temos com o Centro Paula Souza. Um DNA essencial de nossa cultura é fazer a diferença para a sociedade tocando vidas. Apenas nos últimos três meses, tivemos a oportunidade de impactar mais de 1,5 mil estudantes do nível técnico por meio da nossa iniciativa Enable e esperamos, até o fim do ano, focar nossos esforços na qualificação de pessoas com deficiência para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho o quanto antes”, conta Saveeta Dsouza, Diretora de Recursos Humanos para a TCS Brasil.

Sing Comunicação

Published 5 months ago