You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Passou o prazo de pagamento do IPVA e você se perdeu nas contas: como regularizar a situação

Passou o prazo de pagamento do IPVA e você se perdeu nas contas: como regularizar a situação

*Por Yago Almeida

Começo de ano é caos! Sabemos!

Além de ser difícil retomar o ritmo depois das festas do final de ano, os boletos, contas e impostos não param de chegar. Um deles, que é muitas vezes atormenta nossas vidas, é o IPVA, ou seja, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Todo começo de ano, essa ‘continha’ chega para os proprietários de veículos, gerando um forte impacto no bolso.

Por isso, não é incomum muitos motoristas atrasarem algumas parcelas. Para ajudar, listo aqui algumas dicas que podem ajudar a organizar esse imposto e fugir das consequências:

  • Quanto pagar?
    Para descobrir quanto vai ser o valor a pagar com atraso, você pode entrar no site da Fazenda ou ligar para a prefeitura de sua cidade. Com o  número do RENAVAM você conseguirá entender certinho o novo valor;
  • Como faço para quitar?
    Para finalmente eliminar essa pendência em sua vida, você pode acessar o site do Detran da Secretaria da Fazendo do seu Estado, inserir os dados do veículo e emitir uma nova guia de pagamento (GRD), que já virá com juros e encargos;
  • Posso parcelar o valor atrasado?
    Sim, pode. Para isso, é preciso ir pessoalmente a Secretaria da Fazenda, levar toda a documentação necessária (RG, CPF, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e solicitar o parcelamento. Caso seja aceito, basta pagar as parcelas corretamente.

Sabemos que ninguém quer começar o ano com problemas financeiros e ficar sem dormir pensando nas contas, por isso é tão importante um planejamento. Imprevistos acontecem, mas vale ficar de olho nas alternativas de mercado para ficar em dia com seu tão querido carro e circular tranquilamente.

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Top stories in your inbox!