You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Payment View 2020 discute os impactos do Pix no mercado financeiro e na sociedade

Payment View 2020 discute os impactos do Pix no mercado financeiro e na sociedade

A edição 2020 do Payment View, evento da Cantarino Brasileiro, especializada em inovação, pesquisas, ações e conteúdo editorial para o mercado financeiro, tem como tema central o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central e seus impactos no mercado e na sociedade. O já tradicional congresso, que acontece em 29 de setembro, das 14h00 às 18h00, será online e gratuito. E tem como uma das presenças confirmadas Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC.

Além disso, o evento também vai tratar dos novos hábitos de consumo durante a pandemia e como eles têm impactado o comércio, a forma de consumir, comprar e pagar.

A curadora do Payment View, Regina Crespo, explica que a ideia é trazer para o Payment View discussões importantes sobre uma das principais mudanças para o setor na atualidade: os pagamentos instantâneos. “O potencial transformador do Pix é imenso. Trata-se de um meio adicional de pagamento, sem custos para os clientes e que traz como principal novidade a liquidação, seja de pagamentos ou de transferências, instantânea, a qualquer hora do dia, qualquer dia do ano, mesmo em fins de semana e feriados,” descreve Regina.

Essa alteração não é pouca coisa, continua a curadora, ela mexe profundamente com tradicionais fontes de receita dos bancos como são o TED e o DOC. Além disso, a liquidação de pagamentos, que levava dias no caso do uso de boletos, é feita em poucos segundos, o que representa agilidade para o fluxo de caixa das empresas e redução dos custos operacionais.

Diante desse cenário, o Payment View desenhou uma programação que cobre as mais diversas perspectivas do Pix e seus impactos na sociedade. Os participantes terão a oportunidade de saber como essa plataforma vai mudar a forma de pagar contas, transferir valores entre pessoas, recolher impostos, além das vantagens e gargalos na implementação do novo sistema.

Como se sabe, os sistemas de pagamento envolvem grande número de fornecedores: bancos emissores, processadoras, bandeiras, segurança, adquirentes, subadquirentes, entre outros. “Especialistas vão trazer as principais novidades sobre como esse processo muda esse mercado e quem são os novos atores que entram com a adoção dos pagamentos instantâneos,” explica Regina.

Vale mencionar a questão da segurança. Os padrões internacionais (PCI) continuam garantindo a segurança das transações, mas novos modelos serão necessários quando os pagamentos instantâneos entrarem em vigor. Os congressistas online vão conhecer o que está sendo desenvolvido para assegurar a autenticidade e segurança do Pix.

Programação parcial:

- Pagamentos instantâneos – Pix, a plataforma do Banco Central

- Cadeia de pagamento – o que muda com a entrada do Pix e novos hábitos de consumo

- Segurança - como garantir a segurança das transações

- Hábitos de consumo – a Pandemia e as novas formas de consumir e pagar

Mais informações estão disponíveis no site do Payment View.


Serviço:

Payment View – online e gratuito

Data: 29/9

Horário: das 14h00 às 18h00

Informações: www.paymentview.com.br

Top stories in your inbox!