Pesquisa mapeia tendência do trabalho remoto no Brasil

3 months ago

Por: Redação

 

O estudo realizado pelas empresas Convenia e Ahgora mostra que 36,5% dos entrevistados são adeptos ao trabalho remoto e 58,8% gostariam de atuar no formato

Reconhecido como tendência mundial, o home office está sendo gradualmente implementando pelo mercado de trabalho: um em cada três profissionais apontam que já atua dessa maneira. Mundialmente, o número cresceu de 35% para 51% entre 2017 e 2018, segundo dados da consultoria inglesa Hays.

Para mapear essa tendência no Brasil, a Convenia,HRTech com soluções voltadas para automatização do departamento pessoal e a Ahgora, empresa de soluções em nuvem nas áreas de Gestão de Pessoas e Controle de Acesso, realizaram uma pesquisa com mais de 1000 profissionais de pequenas e médias empresas. Foram ouvidos profissionais de Gestão de pessoas, Controladoria, Contabilidade, Administrativo financeiro, entre outros departamentos.

O estudo mostra que 36,5% das empresas brasileiras contam com a politica de trabalho remoto atualmente. Entre os entrevistados que trabalham em companhias que ainda não oferecem home office, 58,8% afirmam querer ou considerar trabalhar remotamente.

Com relação às dificuldades de adaptação, para 44,8% das pessoas ouvidas, o controle nas horas para a gestão da jornada de trabalho é uma das barreiras. Manter a produtividade foi outro desafio apontado por 40% dos entrevistados.

A pesquisa aponta ainda como a tecnologia pode atender aos desafios que a chegada de um novo modelo de trabalho pode trazer. Entre as dicas estão o uso de aplicativos de registro com reconhecimento facial e pluggins para marcação de ponto no navegador de internet, via celular.

Confira a pesquisa completa aqui.

SOBRE A CONVENIA:

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. O objeto é de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.

SOBRE A AHGORA

A Ahgora traz, por meio de tecnologia de ponta, a transformação digital para o RH, permitindo que esta área desfoque de questões burocráticas e priorize o que é mais importante: as pessoas. Por isso, desenvolve hardware e software SaaS para gestão de presença, através da internet das coisas (IoT), biometria e geolocalização, para proporcionar uma gestão descentralizada, informações em tempo real e uma cultura corporativa transparente. Em 2018, a empresa que é originária de Santa Catarina (RS), fechou o ano com um faturamento de R$ 30 milhões, 180 funcionários e 2600 clientes (o que representa mais de 800 mil colaboradores em sua plataforma).

Comments?