Pioneiro no Brasil, produto de crédito imobiliário facilita troca de imóveis e aquece o mercado

17 days ago

Chamado de Compra Garantida, o produto mescla o crédito com garantia imobiliária e financiamento para facilitar o processo de aquisição de novo imóvel sem depender da venda do antigo

Em 2019, o mercado imobiliário iniciou o processo de recuperação e voltou a crescer, com o aumento de preço dos imóveis mês a mês. Buscando contribuir para o aquecimento do setor, a Credihome, fintech voltada ao mercado imobiliário, sai na frente com uma solução pioneira: um produto que mescla a hipoteca e o financiamento imobiliário para facilitar a compra do segundo imóvel.

Já conhecido fora do país, mas inédito no Brasil, a novidade trazida pela CrediHome é chamada de Compra Garantida. Seu público alvo são famílias já proprietárias de um imóvel, mas que querem trocar, seja por um maior porque a família vai aumentar, ou por querer mudar de bairro, por exemplo.

“Este é um tipo de transação que trava o mercado. Para comprar o novo imóvel, geralmente o proprietário precisa vender o atual para ter condições de dar entrada no novo, e a permuta não é algo tão comum no setor imobiliário ”, diz Bruno Gama, CEO da CrediHome. Estima-se que 30% das transações imobiliárias enfrentam este problema, quando o possível comprador de um novo imóvel não consegue adquiri-lo sem vender o anterior.

O tempo médio de venda de um imóvel residencial é de, aproximadamente, 400 dias. Mas, com pressa de ter o dinheiro para logo trocar de casa ou apartamento, muitas pessoas se empenham em vender o atual rapidamente e acabam conseguindo um preço muito menor do que o imóvel realmente vale.

Como funciona

No Compra Garantida, o proprietário coloca o apartamento atual como garantia para pegar até 40% do valor do imóvel como empréstimo. Com esse valor, ele dá entrada no imóvel novo e financia o restante pela instituição que tiver as melhores condições.

Separadamente, os dois processos não seriam possíveis de serem realizados simultaneamente em outras instituições de crédito, pois o comprometimento de renda com o home equity não permitiria a realização de um financiamento imobiliário. Com o produto desenvolvido especialmente pela CrediHome, o processo conjunto é possível.

Depois de adquirir o crédito com garantia imobiliária, a pessoa tem até três anos para vender o imóvel e pagar o valor total. Nesses meses, é cobrado do cliente apenas 20% do valor das parcelas.

“A expectativa da melhora do mercado imobiliário dá também a perspectiva de aumento do preço do imóvel nos três anos em que o proprietário tem para vendê-lo”, explica Bruno Gama sobre mais uma forma em que o cliente se beneficia com esta modalidade de crédito. Além disso, caso haja dificuldade momentânea na venda, há a possibilidade de gerar renda alugando o imóvel durante esse período.

Além de poder proporcionar aumento no preço de venda dos imóveis usados, o Compra Garantida também permite que o imóvel se valorize na mão do proprietário, fazendo com que ele saia ganhando com o aquecimento do mercado imobiliário em 2019.

Fernanda Maranha

Published 17 days ago