Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Guten: Plataforma digital ajuda alunos a desenvolverem habilidades de leitura

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Ferramenta da Guten já alcançou mais de 35 mil usuários em várias regiões do Brasil

Por Naiara Araújo

O acesso à educação básica, infelizmente, não é garantia uma boa formação. Embora milhares de crianças e jovens estejam dentro das salas de aulas, isso não é sinônimo de que eles deixarão as escolas realmente capacitados. Segundo o Project Literacy, existem 757 milhões de pessoas no mundo consideradas analfabetas ou semianalfabetas.

Nesse cenário, para atrair principalmente os alunos da nova geração, é necessário se reinventar a todo momento. Exemplo disso é a Guten Educação e Tecnologia, que desenvolveu uma plataforma digital focada em transformar alunos em leitores.

A leitura é uma competência fundamental para o bom aproveitamento de todas as disciplinas. De acordo com a equipe da Guten, algumas deficiências na área de matemática, por exemplo, podem estar ligadas a problemas de interpretação de textos, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões.

Guten News from Estúdio Animatura on Vimeo.

“Queremos transformar a maneira como a leitura é realizada em casa e no ambiente escolar, causar impacto na vida dos jovens brasileiros, transformar o modo como enxergam o mundo e ampliar seus horizontes, acreditando que grandes leitores podem ser também grandes agentes de transformação da sociedade”, afirma Danielle Brants, fundadora da Guten.

Habilidades de leitura

A plataforma Guten News utiliza temas da atualidade de forma simples e dinâmica, além de permitir o acompanhamento da evolução dos alunos nas habilidades de leitura. “A Guten busca transformar a vida de estudantes brasileiros, tornando-os grandes leitores. Com o uso da pedagogia e da tecnologia”, diz Danielle.

Um dos objetivos da ferramenta é facilitar o trabalho do professor no processo de avaliação das competências de leitura. Os conteúdos são usados por crianças e jovens estudantes do quarto ao nono ano do ensino fundamental, na faixa etária de 8 a 14 anos.

“Os alunos têm necessidades diferentes e oferecemos aos professores uma poderosa ferramenta de avaliação que possibilita a aplicação de atividades personalizadas e inclusivas que favorecem o desenvolvimento de cada um”, explica Danielle.

Novos leitores

Uma das parcerias mais recentes da empresa começou em maio de 2017 com o Sesi/MS e vai levar a plataforma para mais de 1.900 alunos do ensino fundamental de vários municípios do Mato Grosso do Sul.

Elisandra Gomes dos Santos, coordenadora pedagógica e educacional, diz estar otimista com a chegada desse tipo de tecnologia. “Despertar o gosto pela leitura é um dos nossos desafios. Temos travado várias estratégias para atingir esse objetivo, de forma a melhorar a fluência e proficiência de nossos educandos. A forma com a qual a Guten conecta a realidade utilizando temas da atualidade por meio de jogos e desafios, fomenta na equipe pedagógica e docentes um sentimento de que agora firmamos a direção para um trabalho mais funcional visando resultados satisfatórios”, argumenta Elisandra.

A plataforma na prática

A empresa está no mercado desde 2014 e até o momento, de acordo com Adriana Pettengill, diretora de novos negócios da Guten, as escolas particulares são os principais clientes. “Estamos iniciando algumas ações em escolas públicas. A atuação na rede municipal e estadual em São Paulo está sendo feita em parceria com a Fundação Lemann”, revela. “Também comercializamos uma versão da plataforma para pais e profissionais de saúde como fonoaudiólogos, que não necessitam da ferramenta de avaliação, por exemplo”, completa. Uma vantagem é que a Guten disponibiliza gratuitamente parte de seu conteúdo.

A plataforma pode ser adquirida por meio de três planos: Básico, Master ou Pro. Para o plano Pro é necessário ter mínimo de 30 alunos. “O plano que mais tem interessado às escolas é o Pro, ideal para escolas que buscam realizar um forte trabalho de compreensão leitora com seus alunos, contando com acesso ao conteúdo completo, relatórios automáticos de aproveitamento, planos de aula e suporte técnico e pedagógico da equipe Guten”, explica Adriana.

Aplicação no dia a dia

A diretora de novos negócios conta que a cada texto há duas atividades de pré-leitura, que trabalham os conhecimentos prévios do aluno, e duas atividades de pós-leitura, para verificação da compreensão do texto lido. “É um conjunto pensado para ser trabalhado em uma hora aula”, diz Adriana.

Após os alunos lerem e realizarem as atividades na plataforma, o professor tem acesso aos relatórios que apresentam o desempenho individual. Com os relatórios em mãos, os professores podem intervir de forma personalizada na aprendizagem. “Estamos com mais de 36 mil alunos e a meta é chegar a 50 mil até dezembro de 2017”, afirma a diretora.

Público-alvo: alunos do ensino fundamental.
Tipo de solução: plataforma para leitura.
Modelo de cobrança: planos básico, master ou pro.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Guten: Plataforma digital ajuda alunos a desenvolverem habilidades de leitura
Share article