You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Plataforma inteligente da BMW tem origem no Vale da Eletrônica

Plataforma inteligente da BMW tem origem no Vale da Eletrônica

União entre gigante alemã e startup de Santa Rita do Sapucaí (MG) resulta em rede de recarga inteligente para veículos elétricos

A alemã BMW e a startup Incharge, sediada no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG), se unem em uma iniciativa para criar uma rede de carregadores para carros elétricos e híbridos. Na etapa inicial, 30 pontos de recarga estarão disponíveis na cidade de São Paulo. Posteriormente, o projeto deve ser expandido para outras capitais da América Latina, como Cidade do México, Bogotá e Buenos Aires.

Segundo Henrique Miranda, head da divisão de inovação da marca, a BMWi, o serviço terá integração com o BMW ConnectedDrive. Para Miranda, o grupo “vai oferecer uma experiência realmente premium de recarga para que o cliente se planeje e carregue seu veículo híbrido ou elétrico em nossa rede”.

A conectividade com o sistema de navegação dos carros BMW deve possibilitar aos motoristas checar a disponibilidade de estações de recarga. Desta forma, com o aplicativo, é possível encontrar a estação mais próxima para realizar a recarga dos carros elétricos e híbridos.

Outra novidade importante que ainda está por vir é a possibilidade de se reservar o local da recarga. Alexandre Abdalla, CEO da Incharge, relata que esta reserva poderá ser feita com até 30 minutos de antecedência. Segundo ele, a função deve chegar até o início de 2021.

Abdalla destaca que, com o aplicativo, é possível obter diversas informações. Através de notificações, o usuário seria alertado sobre o término da recarga de seu carro. Os clientes em espera por uma vaga também seriam beneficiados, pois seriam notificados sobre a liberação do ponto.

A BMW, entre 2014 e 2018, havia vendido cerca de 300 veículos eletrificados no Brasil. Porém, apenas em 2019, mais de 300 foram comercializados. Assim, segundo a empresa, o objetivo no Brasil é passar de mil unidades vendidas de veículos híbridos e elétricos.

Já a Incharge tem como propósito simplificar a mobilidade elétrica por meio da tecnologia com produtos inovadores e parcerias com grandes fabricantes de veículos elétricos. A empresa é hoje uma das startups mais promissoras do Vale da Eletrônica brasileiro, em Santa Rita do Sapucaí.

Top stories in your inbox!