Plataforma online facilita o processo de declaração do Imposto de Renda

9 days ago

Por: Lucas Nascimento

 

Em Santa Catarina, nasceu uma solução para desburocratizar e facilitar a vida dos contribuintes que precisam de uma plataforma simples, fácil e intuitiva para declarar seu imposto de renda, a Leoa. O serviço tem como objetivo facilitar a declaração do imposto de renda, feito online e com uso de inteligência artificial e ainda melhor gratuita.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 30,6 milhões de pessoas entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) em 2019. Devem estar em ordem com o Fisco, contribuintes que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2018 ou que tiveram ganho de capital com a venda de algum bem.

Atualmente, o processo de declaração é complicado e burocrático, e por esse motivo, a grande maioria das pessoas recorre a um contador profissional para ficar em dia com o ‘Leão’. “Nossa missão é facilitar ao máximo a declaração de nossos clientes, antecipar, e possivelmente aumentar a restituição do imposto”, diz Eduardo Canova, CEO da Leoa.

A plataforma da Leoa, permite que o contribuinte faça o passo a passo completo para preparar sua declaração sem necessitar de um contador, ou profissional pago à parte, e contempla todas as etapas e exigências necessárias para que o documento seja aceito pela Receita Federal. Cumprindo todos os requisitos, o contribuinte evita cair na malha fina.

“Atualmente, o contribuinte que faz a sua declaração com a Leoa, não precisa entender de Imposto de Renda, basta criar o seu perfil e responder os questionários. Utilizamos inteligência artificial para fazer a melhor declaração para o perfil de cada cliente”, explica Canova.

Também, diretamente na plataforma da Leoa, durante o processo de restituição do imposto de renda, há a possibilidade de doar até 3% do imposto a pagar no momento da declaração. Durante o ano-calendário esta doação pode ser de até 6%, e, segundo Eduardo, a empresa criou a campanha “Dezembro Roxo” justamente para conscientizar e estimular a doação.

“Essas doações auxiliam causas de amparo às crianças e adolescentes e podem ser abatidas totalmente do imposto do contribuinte, ou seja, ao invés de esse dinheiro ir para Brasília, ele fica na sua cidade, para causas sociais”, aponta.

Antecipação da restituição

Outro momento bastante esperado pelos contribuintes, é a restituição do imposto de renda, mas o processo pode demorar até sete meses, desde a submissão do formulário de declaração, e o recebimento do valor a ser restituído.

Para acabar com a demora e facilitar a vida do consumidor, um outro serviço oferecido pela empresa, é a antecipação da restituição no cartão Leoa pré-pago, que pode ser emitido para o cliente sem nenhum custo e que pode ser reutilizado a cada ano, para receber sua restituição em até 48 horas.

“Não queremos só antecipar a restituição, mas também no futuro, fornecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, finaliza.

Comments?