You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Realidade aumentada e gamificação integram varejo físico e digital

Realidade aumentada e gamificação integram varejo físico e digital

*por Cristiano Kanashiro

Integrar o processo de compra do consumidor e otimizar sua experiência em diferentes canais é um desafio para o varejo atualmente. E a tecnologia mobile pode ser uma grande aliada nesse caminho. Através de ações como Gamificação e Realidade Aumentada é possível proporcionar novas possibilidades de interação, seja para estreitar o relacionamento com o consumidor aonde ele estiver de forma bem interativa, seja para aumentar as vendas e lançar produtos.

Plataformas de realidade aumentada colocam objetos virtuais para interagirem com objetos reais a partir do uso de um software ou aplicativo. Com elas, é possível mudar a forma de se relacionar com e as coisas e o mundo criando, inclusive, uma experiência única do consumidor com a marca aumentando seu engajamento. Uma loja de móveis, por exemplo, não precisa ter a mostra todas as possibilidades de seus produtos. Essa tecnologia viabiliza que o cliente tenha acesso aos diversos itens de forma virtual, ainda assim bastante real.

Outra ferramenta que pode ser valiosa para o varejo é a gamificação, estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulam o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica - mesma tática utilizada nos videogames. Alguns aplicativos de compras ja utilizam esse meio ao criarem metas e recompensam de acordo com a utilização do usuário.

A união entre essas duas formas de interagir com o usuário abrem a visam proporcionar uma nova experiência de compra para o cliente. Para o lojista, tem-se uma possibilidade a mais de apresentar produtos e se relacionar com o seu público. Também pode abrir espaço para da criação de ações promocionais, com ofertas, descontos e campanhas incentivo e fidelidade. Abre-se ainda, uma oportunidade para os varejistas investirem no cross-selling, com venda de produtos de áreas distintas.

Esse tipo de solução pode ser embarcada em um aplicativo existente ou desenvolvido sob medida, que permite que o consumidor possa interagir em um ambiente físico, criando uma experiência além das lojas. Assim, o ponto de venda vai se tornando cada vez mais importante, ao mesmo tempo em que muda de perfil e função dentro da experiência de compra do consumidor.

*Cristiano Kanashiro é CEO e fundador da Kanamobi, empresa de tecnologia criativa com foco em mobilidade. Empreendedor, Palestrante, Investidor Anjo e Advisory Member board da Startup Shyre e Finners, é formado em publicidade com especialização em telecomunicação e um dos principais nomes do mercado brasileiro mobile na atualidade. Tem mais de 20 anos de experiência em negócios e tecnologia, planejamento estratégico, administração, processos e metodologias e na gestão de pessoas. www.kanamobi.com.br.

Top stories in your inbox!