You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Por que os serviços de streaming ao vivo têm sido tão importantes nos tempos de hoje?

Por que os serviços de streaming ao vivo têm sido tão importantes nos tempos de hoje?

*Por Léo Ferro

A gravidade do cenário atual impõe restrições ao contato físico e mobilidade, estimula a adoção de novos comportamentos e acelera a implementação de soluções digitais. E nesse contexto, ferramentas de comunicação baseadas em tecnologia streaming ganham ainda mais relevância, pois auxiliam empresas na adaptação de seus modelos de negócios, transpõem desafios de comunicação e também nos ajudam a satisfazer o desejo natural de conexão, socialização e entretenimento.

Para se ter uma ideia, como reflexo da demanda global crescente por streaming de vídeo ao vivo, Facebook, Google e plataformas de OTT reduziram ligeiramente a qualidade da transmissão dos vídeos para aliviar o tráfego de dados em seus servidores. Outro exemplo do crescimento exponencial desses serviços é o da plataforma de vídeo conferência Zoom, que já possui mais usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2020 do que em todo o ano de 2019.

Esses exemplos evidenciam uma caraterística intrínseca a todo ser humano, que é a necessidade de se relacionar e comunicar. Afinal, somos seres sociais por natureza. Já parou para pensar por que as lives estão bombando nas redes sociais? O motivo é simples: o live é o único formato que estabelece uma possibilidade de diálogo em tempo real entre você e o seu público/audiência.

O que desejo reforçar nesse artigo é que em tempos onde o distanciamento social tornou-se o novo normal, não precisamos deixar de nos relacionar, conectar ou nos divertir. As soluções de comunicação baseadas em vídeo ao vivo estão à nossa disposição justamente para nos aproximar e, na minha visão, passarão a ser ainda mais parte do nosso cotidiano.

Por isso, recomendo: fique em casa, faça sua parte, aproveite sua família, reinvente sua dinâmica de trabalho, divirta-se e, claro, mantenha contato com o mundo por meio do streaming de vídeo ao vivo!


*Léo Ferro é sócio-diretor da VOCS, empresa que atua no mercado audiovisual, com ênfase em produção e distribuição de conteúdo na internet