You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Por que senhas fáceis de lembrar colocam sua segurança online em risco?

É evidente que ninguém quer ser hackeado. Contudo, apesar de muitos se mostrarem interessados ​​em tomar precauções razoáveis ​​para manter seu dinheiro e informações pessoais em segurança, a maioria das pessoas ainda não segue as dicas causadas pela segurança cibernética. O LastPass do LogMeIn analisa os motivos para isso.

Infelizmente, o medo de ser hackeado muitas vezes não é grande o suficiente para superar o medo de lidar com senhas mais fortes. Mas não é preciso se contentar com senhas simples e seguras - é possível usar senhas mais fortes e ter tranquilidade na hora de fazer o login também.

Fácil de lembrar também significa fácil de adivinhar

Os resultados recém-divulgados do Relatório de Psicologia de Senhas do LastPass revelam que um dos maiores erros que as pessoas continuam cometendo é usar senhas fáceis de lembrar - e, portanto, fáceis de adivinhar. O levantamento entrevistou 3.250 pessoas nos EUA, Reino Unido, Austrália, Brasil, Alemanha e Cingapura e os resultados foram alarmantes.

Quase um quarto dos entrevistados (24%) disse que sua senha contém informações confidenciais e 29% também responde que possui um "sistema pessoal" para criar senhas (por exemplo, usa o nome da conta ou os números que têm mais significado para eles, ou alterações diferentes das mesmas).

Infelizmente, os humanos não costumam criar muito bem "sistemas" que serão mais inteligentes que hackers e seus algoritmos de computador. Como redes sociais, inclusive, são ótimas ferramentas para aqueles que usam dados para obter contas pessoais de outras pessoas. Questionários e jogos divertidos de perguntas do Facebook são ótimas fontes de informações para hackers e são dados de aniversário, apelidos, animais de estimação e informações pessoais geradas por senhas de acesso muito fácil a pessoas com intenções mal intencionadas.

Não é surpreendente, então, que 22% dos entrevistados disseram que também podem adivinhar uma senha do seu parceiro. Destas pessoas, 71% podem receber uma senha de e-mail, 68% como contas de mídia social e 33% como contas financeiras. 19% afirmaram que selecionar até adivinhar como senhas relacionadas ao trabalho de seus parceiros.

O problema é que, se alguém próximo puder adivinhar suas senhas, é provável que outras pessoas também possam.

O medo faz as pessoas fazerem coisas tolas

Quando perguntado por que eles continuam usando senhas criadas com base em dados pessoais, apesar de não serem recomendadas, a maioria das pessoas diz que causa medo. 60% afirmam ter medo de esquecer como obter informações de login. 52% também afirmam querer controlar e conhecer todas as suas senhas. Em resumo, se todas as senhas tiverem que ser longas e únicas, como recomendadas pelos especialistas em segurança, como pessoas com medo de esquecê-las e precisar lidar com o redutor de redefini-las com frequência.

O medo está impedindo que as pessoas façam ou saibam que é preciso. O medo faz pensar que é melhor usar senhas simples e memoráveis, iguais ou quase iguais, em todas as contas. Parece seguro, porque parece que há maior controle, mas isso é apenas uma ilusão. Na verdade, quem causa isso ainda mais risco de suas contas invadidas ou invadidas, ou pode custar muito dinheiro, tempo e uma enorme violação de privacidade pessoal.

Criando todas as senhas com um gerador de senhas

A melhor maneira de evitar senhas imagináveis ​​é usar um gerador de senhas para criar palavras de acesso diferentes para todas as contas. Um gerador de senhas contém um algoritmo de computador para criar códigos totalmente exclusivos, longos e fortes.

Mas e quanto se lembra de todas essas senhas? Neste momento, o gerenciador de senhas torna-se a opção perfeita para armazenar senhas de segurança e recuperar quando necessário. A maioria dos gerenciadores de senhas, como o LastPass, detecta formulários de login e fornece informações automaticamente, portanto, não é necessário nem se preocupar em decorar ou procurar uma senha que precisa para acessar uma conta. Como as contas são armazenadas em um cofre digital pesquisável e fácil de usar, para o usuário controlar todas as suas senhas ou tempos, use o dispositivo ou navegador que está usando.

Agora, com muito trabalho e socialização excluídos on-line por conta de pandemia de novos coronavírus, é mais importante que nunca descartar práticas ruínas de uso de senhas.

Veja o infográfico completo sobre Psicologia de Senhas do LastPass e confira mais maneiras em que seus colegas estão colocando em risco online. Você está caindo em algumas dessas armas? Acesse: https://bit.ly/2AG58oT